Brasil

Voos no Rio e em São Paulo devem aumentar 10% por causa da JMJ

Serão 230 voos extras e a expectativa da Secretaria de Aviação Civil é que 70 mil pessoas passem pelos aeroportos por dia durante o evento

postado em 19/07/2013 15:19
O número de voos nos principais aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo deve crescer 10% devido à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa no dia 23. Serão 230 voos extras. A expectativa da Secretaria de Aviação Civil é que 70 mil pessoas passem pelos aeroportos por dia durante o evento. O coordenador-geral de investimentos da secretaria, Rafael Faria, informou que o número representa aumento de 15% a 20% no fluxo de passageiros.

;Esse é um número bastante significativo, pois estamos em alta estação. Este aumento é além do da alta estação;, disse, ao garantir que os aeroportos estão preparados para receber mais passageiros.

Leia mais notícias em Brasil

Para garantir o atendimento adequado, Faria informou que foram convocados 546 servidores extras, sendo 370 para os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e 176 para Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. Os funcionários significam reforço de 58% no efetivo. A força-tarefa vai até o dia 4 de agosto.

"Além disso teremos a fun zone [área de diversão, em tradução livre], com acesso à internet e conforto para que o peregrino possa descansar até a hora de seu voo;, disse.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que aproximadamente 20 mil ônibus devem passar pela capital fluminense. Cerca de 10 mil policiais da Polícia Rodoviária Federal e 700 fiscais da ANTT vão trabalhar em 24 pontos de fiscalização nas principais rodovias federais, que fazem parte do trajeto dos peregrinos. Agentes também estão atuando em três postos de fronteira por causa do aumento do fluxo de veículos. Até o momento, 1.347 veículos foram fiscalizados, com a aplicação de mais de 400 autos de infração.

O Ministério do Turismo prevê a chegada de 1,7 milhão a 2 milhões de peregrinos no Rio de Janeiro, entre os dias 22 a 28 de julho. Cerca de 40% serão estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação