Brasil

Planejamento de segurança para JMJ prevê a ocorrência de manifestações

JMJ começa na próxima terça-feira (23) e vai até o dia 28

postado em 19/07/2013 18:25
Rio de Janeiro ; A ocorrência de manifestações durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está sendo considerada no planejamento do esquema de segurança montado pelo governo fluminense para o evento religioso que terá a presença do papa Francisco no Rio de Janeiro.

;Temos que fazer planejamentos acessórios e não tão fechados, na possibilidade de manifestações. Que é o novo. Não se pode fazer planejamentos para manifestações que não se sabe quando, como e com quantas pessoas vão acontecer. Isto é algo que tem que ser flexível e depende na medida em que se obtém maiores informações;, disse nesta sexta-feirao (19/7) o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.



O secretário participar nesta sexta-feira (19/7) de um encontro para avaliar as ações do Batalhão de Choque nas manifestações ocorridas na região metropolitana do Rio, em que foram registrados atos de vandalismo promovidos por grupos de baderneiros mascarados.

;É um evento que o Brasil vive há 30 dias. É uma modalidade nova. São novas práticas que estão sendo desenvolvidas nessas manifestações. O mundo ideal que se espera é a preservação da vida, da incolumidade física e do patrimônio. Se tiver que se fazer algum tipo e opção, obviamente vai se optar pela preservação da vida. O que nós estamos buscando é um caminho intermediário, entre a prevaricação e o abuso de autoridade. Qualquer manifestação, no mundo inteiro, normalmente não termina bem, sem um tipo de episódio.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação