Brasil

Exposição em Copacabana conta a história da construção do Cristo Redentor

Monumento foi projetado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e inaugurado em 1931, no Morro do Corcovado

postado em 19/07/2013 18:31
Rio de Janeiro - Na mesma orla de Copacabana, que será palco de dois eventos com a presença do Papa Francisco ; a Festa de Acolhida dos Jovens e a Via Crucis ; uma exposição inaugurada nesta sexta-feira (19/7) conta a história do Cristo Redentor, um dos símbolos da cidade que acolhe este ano a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A mostra Cristo Redentor: De Braços Abertos, no Forte de Copacabana, usa recursos multimídia para explicar detalhes da construção do monumento, projetado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e inaugurado em 1931, no Morro do Corcovado.

A exposição foi idealizada pela cineasta Bel Noronha, sobrinha-neta de Heitor da Silva Costa e diretora do premiado documentário De Braços Abertos, sobre a história do monumento, escolhido em votação, há seis anos, uma das Sete Maravilhas do Mundo Contemporâneo. ;Os mesmos parceiros da campanha da eleição de 2007 agora estão nesta nova empreitada comigo. Mais uma vez, por conta da preservação da memória e da história deste patrimônio de todos nós, que é o Cristo Redentor;, disse Bel Noronha.



Até 22 de setembro, quem passar pelo Forte de Copacabana poderá ver diversas reproduções da imagem do Cristo e ficar sabendo de curiosidades sobre o monumento, contadas em quatro telas com animações originais. Duas delas são interativas: uma permite ao visitante ;tocar; nos braços, nas mãos e na cabeça do Cristo, e a outra possibilita folhear virtualmente jornais e revistas da época da construção.

O documentário de Bel Noronha, de 52 minutos de duração, também é projetado na exposição, que conta ainda com uma sala destinada ao público infantil, onde as crianças podem criar desenhos inspirados no que viram na mostra.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A entrada é franca, mas o ingresso no Forte de Copacabana, área militar pertencente ao Exército, custa R$ 6, a inteira, e R$ 3, a meia-entrada, para estudantes e maiores de 60 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação