Brasil

Milhares de jovens latino-americanos participarão da jornada

De acordo com a Conferência Episcopal da Colômbia, 2,5 mil colombianos já se inscreveram para a JMJ. Do total, 900 já estão no Rio de Janeiro participando das atividades da semana missionária

postado em 20/07/2013 14:20
Bogotá - Milhares de jovens latino-americanos já desembarcaram ou estão chegando ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). De acordo com a Conferência Episcopal da Colômbia, 2,5 mil colombianos já se inscreveram para a JMJ. Do total, 900 já estão no Rio de Janeiro participando das atividades da semana missionária (ou pré-jornada), iniciada na última segunda-feira, 16.

Neste fim de semana, o movimento dos peregrinos (como são chamados os participantes da Jornada) aumentou no Aeroporto Internacional Eldorado em Bogotá. Carolina Jiménez se considera uma ;jovem veterana;, com 36 anos, e embarca para sua terceira experiência em uma JMJ.

Na fila de embarque, no aeroporto de Bogotá, ela se diz ansiosa para encontrar o grupo de jovens que já partiu para Rio de Janeiro. Carolina trabalha com a Associação Santa Cruz, fundação católica que atua na evangelização de crianças e jovens colombianos.

[SAIBAMAIS]Ela contou à Agência Brasil que alguns jovens que estão indo para a JMJ não tinham condições financeiras e por isso fizeram campanhas para arrecadar dinheiro. ;Vendemos salgados, fizemos sorteios de rifas. O resultado é que conseguimos enviar mais de 110 jovens de comunidades mais pobres;, explicou.

Carolina disse que tem bastante expectativa em relação à JMJ e na mensagem que o papa Francisco ministrará à juventude. ;Definitivamente, esperamos uma mudança de fé e uma oxigenação da Igreja. Lá, o idioma será nossa fé e nossa religião. Além disso, o fato de o papa ser latino nos faz sentir muito mais perto dele;, pontua.

Segundo Fernando Arango, coordenador da delegação colombiana, a maioria dos jovens que representará o país na JMJ tem entre 18 e 22 anos. Fernando ainda está em Bogotá e viaja no domingo (22).

Ele reforça o sentimento de expectativa para o encontro com o pontífice. ;A personalidade do papa Francisco é muito cativante no contexto dos jovens e acreditamos que isso fará desta jornada um momento único e novo para a comunidade católica;, disse à Agência Brasil.

Arango também destacou a amabilidade dos brasileiros. ;Nossos irmãos que já estão no Rio de Janeiro falam da hospitalidade brasileira e do carinho com que os colombianos vêm sendo recebidos. Isso também é algo de valor para nós;, acrescentou.

A Conferência Episcopal Equatoriana divulgou que mais de três mil jovens equatorianos devem participar da JMJ. O mesmo número de participantes esperados pela Igreja Católica peruana.



No Chile, a Conferência dos Bispos informou que pelo menos nove mil chilenos estarão representando o país. Segundo a TV estatal Telesur, a Venezuela será representada por quatro mil e 200 jovens.

A Argentina, terra natal do Papa, deve enviar a maior quantidade de jovens. Dados oficiais da igreja no país informam que mais de 22 mil fiéis se inscreveram para a JMJ.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação