Brasil

Jovens participam do encerramento da Semana Missionária Pré-Jornada

Durante o evento, as pessoas cantavam, posavam para fotos e seguravam as bandeiras de seus países, como o Canadá, a Venezuela, o México, Equador e os Estados Unidos

postado em 20/07/2013 19:21
Uma missa celebrada hoje (20) na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na zona norte da capital paulista, marca o encerramento da Semana Missionária Pré-Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ; programada para a próxima semana no Rio de Janeiro com a presença do papa Francisco. O cardeal dom Odilo Scherer abençoa os fiéis ao final do encontro, previsto para as 19h30. A Polícia Militar não estimou o número de participantes presentes, mas os organizadores informaram que a expectativa era reunir até 50 mil pessoas.

Durante o evento, as pessoas cantavam, posavam para fotos e seguravam as bandeiras de seus países, como o Canadá, a Venezuela, o México, Equador e os Estados Unidos. Uma das pessoas que vieram do México para acompanhar a visita do papa ao Brasil foi Mario Rojero, 28 anos. ;Estou feliz por ter estado esta semana aqui [em São Paulo], rumo ao Rio de Janeiro;, disse ele à Agência Brasil, contando que teve que economizar bastante e pedir uma permissão em seu trabalho para poder vir ao Brasil acompanhar a vinda do papa.

A estudante Denisse Rodrígues, da República Dominicana, também veio ao país só para ver o papa. ;É muita emoção ver a alegria das pessoas reunidas, compartilhando a fé em Deus;, disse ela.

[SAIBAMAIS]

Karina Damasceno, 19 anos, também estudante, levou três dias viajando de ônibus no trajeto Ceará-São Paulo para participar da Semana Missionária. ;É uma semana bastante abençoada, glorificada por Deus. E prova que os jovens, a cada vez mais, estão para louvar e servir ao Senhor;, disse ela, que ficou hospedada na casa de uma tia, em São Paulo. Ela não vai ao Rio de Janeiro para acompanhar os eventos da jornada, mas disse que verá o papa Francisco na semana que vem, em Aparecida (SP).

Voltado aos jovens, o encerramento da Semana Missionária também atraiu idosos como Maria Dalva, 65 anos, moradora de São Paulo. ;Vim assistir ao show e me congratular com a jornada;, disse ela à Agência Brasil. Ao lado de Maria Dalva, bem na frente do palco que foi montado para a missa, Adelaide de Jesus Simões, que vai fazer 89 anos no próximo mês, disse que não estava cansada e que pretendia acompanhar todo o encontro. ;O jovem hoje está muito afastado da igreja. O jovem precisa voltar para ela;, disse.

Um dos organizadores do evento de hoje foi o padre Tarcisio Marques Mesquita, coordenador da Secretaria Pastoral da Arquidiocese de São Paulo. Para ele, um evento como este é importante para os jovens católicos. ;[A juventude não é um pequeno grupo isolado lá na periferia ou no centro;, destacou. De acordo com ele, os jovens da arquidiocese são formados por vários grupos, de realidades sociais diferentes. ;Esse encontro é uma fusão dessa realidade juvenil da cidade como um todo.;

Leia mais notícias em Brasil

Sobre o papa, padre Tarcisio diz reconhecer nele mais do que um símbolo de unidade da Igreja Católica. ;O papa Francisco tem sido mais do que um símbolo de unidade da igreja Católica. Ele tem se mostrado muito solidário e fraterno. Isso é uma demonstração de que estamos dando bons passos para um mundo mais pacífico e solidário;, falou.

Segundo a Arquidiocese de São Paulo, mais de 10 mil estrangeiros foram recebidos na capital paulista para o evento. Esses jovens, que ficaram hospedados em, grande parte, em casas de famílias e paróquias. Agora, seguirão, junto com os paulistas peregrinos, para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre entre os dias 23 e 28, no Rio de Janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação