Brasil

Ganhadores de olimpíada de matemática viram expositores da SBPC

Com aulas lúdicas e treinamento diário, os estudantes conquistaram 22 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

postado em 26/07/2013 19:52
Recife ; A matemática não assusta os alunos da Escola Cândido de Assis Queiroz, localizada no município de Paulista, na Paraíba. Com aulas lúdicas e treinamento diário, os estudantes conquistaram 22 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Treze deles foram expositores do Instituto Nacional de Matemática Aplicada, no encerramento nesta sexta-feira (26/7) da 65; Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

;A matemática está em tudo. Este estande é matemática, com sua aparência de paralelepípedo formado por figuras retangulares;, descreveu Wanderson Almeida, de 12 anos. O aluno coleciona três medalhas, duas de ouro e uma de prata. Ele estuda todos os dias com seu grupo de oito colegas.

A professora Jonilda Ferreira conta que o segredo para trabalhar a disciplina é atrair os alunos usando as atividades do dia a dia. ;Levo meus alunos à pizzaria e ensino fração, equivalência e outras operações. Com o refrigerante, trabalhamos medidas e volumes. O aluno não gosta de matemática porque não entende, não consegue perceber que a disciplina está em seu dia a dia. Dessa forma, procuro envolver o aluno para que ele não perca o essencial, que é o interesse;, conta.

Leia mais notícias em Brasil

Para Laura Gomes, 12 anos, a matemática é sinônimo de paciência e persistência. A estudante demonstrou habilidade com a matéria ao explicar aos visitantes do estande quais as melhores maneiras de resolver um problema de equação e como seguir a lógica dos brinquedos pedagógicos expostos. ;As pessoas ficam com medo, mas não têm essa dificuldade toda. Acho que o segredo é estudar, se dedicar e não desistir. A matemática me chama atenção por causa do desafio;, diz Laura.

De acordo com o analista de suporte do instituto de matemática, Dion Visgueiro, a ideia de levar os estudantes como expositores teve o objetivo de estimular e reconhecer os alunos premiados na olimpíada. "São crianças com poucos recursos em sua cidade. Aqui foi uma oportunidade para eles terem contato multidisciplinar e conhecer outras realidades".

O encontro da SBPC reuniu cerca de 23 mil pessoas durante toda semana na Universidade Federal de Pernambuco para difundir os avanços da ciência e debater políticas públicas para a área.

A próxima reunião ocorrerá em Rio Branco, no Acre. A Universidade Federal do Acre deverá sediar o encontro entre os dias 20 e 27 de julho de 2014. O evento é promovido anualmente desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, para difundir os avanços da ciência e debater políticas públicas para área.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação