Brasil

Apesar do avanço do IDHM, diferenças regionais ainda dividem o Brasil

Especialistas cobram políticas públicas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A diferença entre o mais alto e o mais baixo IDHM do país caiu de 0,612 (em 2000) para 0,444 (em 2010)

Rosana Hessel
postado em 30/07/2013 08:13
Fernando de Noronha, o melhor lugar para se viver no Nordeste, ocupa apenas a 76ª posição no ranking nacional
O mapa da disparidade regional no Brasil permanece marcado por uma linha imaginária, que segrega Norte e Sul. Enquanto as 50 cidades com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) alto se concentram nas regiões Sul e Sudeste, os 50 piores resultados estão no Norte e Nordeste. Ainda assim, os números mostram que o abismo entre as regiões do país diminuiu nos últimos 10 anos. Para especialistas, governo e sociedade devem tratar o assunto como um problema que trava o desenvolvimento do país. A diferença entre o mais alto e o mais baixo IDHM do país caiu de 0,612 (em 2000) para 0,444 (em 2010). Quanto mais próximo de zero for esse contraste, mais harmônico pode ser considerado o país.



[SAIBAMAIS]A disparidade ainda é grande. O município com melhor IDHM do Nordeste ; Fernando de Noronha (PE), com 0,788 ; ocupa apenas a 76; posição na lista de qualidade das cidades brasileiras. Mas, do primeiro para o segundo da região, há outro buraco. Recife, com 0,772, é a primeira capital do Nordeste no ranking do IDHM e segundo município do Nordeste. Mesmo assim, está 134 postos atrás do índice do arquipélago, na 210; posição.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação