Jornal Correio Braziliense

Brasil

Julgamento do Carandiru: ex-governador de SP diz invasão foi necessária

Pedro Franco, secretário da Segurança na época do massacre não tinha ciência do plano de ação que seria usado dentro do presídio, segundo ele

O último depoimento do dia foi do desembargador Luiz Augusto San Juan França, na época juiz titular da Vara de Execuções Criminais. Em testemunho gravado, ele disse que ao chegar no Carandiru a polícia já havia invadido o local. Amanhã (31) o julgamento será retomado às 10h, com o interrogatório dos réus.

Hoje 23, dos 26 réus estiveram presentes no júri. Dois apresentaram atestados médicos e foi apresentado pela advogada Ieda Ribeiro um atestado de óbito.

O processo foi separado em quatro julgamentos, divididos pelas ações policiais referentes a cada um dos quatro andares do Pavilhão 9. O Massacre do Carandiru ficou conhecido como o maior massacre do sistema penitenciário brasileiro. No dia 2 de outubro de 1992, os policiais acusados entraram no Pavilhão 9 da Casa de Detenção para reprimir uma rebelião. A ação resultou em 111 detentos mortos e 87 feridos.