Brasil

Sobe para dez número de tubarões capturados na costa pernambucana

Nesta segunda-feira (5/8), o Sinuelo fisgou dois animais em Boa Viagem. Um deles, uma fêmea cabeça-chata, considerada uma das espécies mais perigosas

Rhafael Guerra
postado em 05/08/2013 18:31
O barco Sinuelo capturou mais dois tubarões no mar de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, nesta segunda-feira (5/8). Um macho da espécie cabeça-chata de 2,66 metros, considerada uma das mais perigosas para ataque a banhistas e surfistas, foi encontrado nas proximidades do Edifício Acaiaca. O animal acabou morrendo, após ferimentos provocados pelos anzóis usados na operação. O outro fisgado foi uma fêmea da espécie lixa de 1,88 metro, considerada menos perigosa. Ela foi devolvida ao mar com vida. Em oito dias, o barco Sinuelo já conseguiu capturar dez tubarões na costa pernambucana.

Nesta terça-feira (6/8) será concluído o quinto dia da segunda expedição. Os cinco profissionais envolvidos retornarão para Brasília Teimosa. A terceira operação deve ser iniciada ainda nesta semana, após reabastecimento da embarcação e descanso da equipe da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).



Balanço

No domingo (4/8), terceiro dia da expedição, foram encontrados dois animais marinhos, ambos nas proximidades do Edifício Acaiaca. Uma fêmea de 1,51 metro da espécie tigre foi encontrada a menos de três quilômetros da costa. O animal foi marcado por chips para monitoramento dos pesquisadores da e levado para a cerca de 37 km de distância.

Outra fêmea de 1,5 metro da espécie lixa também foi fisgada, marcada e devolvida ao mar, já que não oferece risco de ataque. No dia anterior, um tubarão macho do tipo flamengo foi capturado também nas proximidades do Edifício Acaiaca.

Já na sexta-feira passada, uma fêmea da espécie flamengo, de 1,3 metro de comprimento, e outra lixa de 1,6 metro foram encontradas na altura do Hotel Atlante Plaza.

Memória


O barco Sinuelo voltou a operar desde último dia 26 de julho, quatro dias após a morte da turista paulista Bruna Gobbi, 18 anos, atacada por um tubarão de espécie não identificada. Ela é considerada a 24; vítima em Pernambuco, desde 1992, quando as estatísticas começaram a ser contabilizadas. No total, foram 59 ataques.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação