Brasil

Sobe para dez número de tubarões capturados na costa pernambucana

Nesta segunda-feira (5), o Sinuelo fisgou dois animais em Boa Viagem. Um deles, uma fêmea cabeça-chata, considerada uma das espécies mais perigosas

Raphael Guerra
postado em 05/08/2013 19:00
O barco Sinuelo capturou mais dois tubarões no mar de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, nesta segunda-feira (5). Um macho da espécie cabeça-chata de 2,66 metros, considerada uma das mais perigosas para ataque a banhistas e surfistas, foi encontrado nas proximidades do Edifício Acaiaca. O animal acabou morrendo, após ferimentos provocados pelos anzóis usados na operação. O outro fisgado foi uma fêmea da espécie lixa de 1,88 metro, considerada menos perigosa. Ela foi devolvida ao mar com vida. Em oito dias, o barco Sinuelo já conseguiu capturar dez tubarões na costa pernambucana.

Nesta terça-feira (6) será concluído o quinto dia da segunda expedição. Os cinco profissionais envolvidos retornarão para Brasília Teimosa. A terceira operação deve ser iniciada ainda nesta semana, após reabastecimento da embarcação e descanso da equipe da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Balanço
No domingo (4), terceiro dia da expedição, foram encontrados dois animais marinhos, ambos nas proximidades do Edifício Acaiaca. Uma fêmea de 1,51 metro da espécie tigre foi encontrada a menos de três quilômetros da costa. O animal foi marcado por chips para monitoramento dos pesquisadores da e levado para a cerca de 37 km de distância.

Outra fêmea de 1,5 metro da espécie lixa também foi fisgada, marcada e devolvida ao mar, já que não oferece risco de ataque. No dia anterior, um tubarão macho do tipo flamengo foi capturado também nas proximidades do Edifício Acaiaca.

Já na sexta-feira passada, uma fêmea da espécie flamengo, de 1,3 metro de comprimento, e outra lixa de 1,6 metro foram encontradas na altura do Hotel Atlante Plaza.

Memória
O barco Sinuelo voltou a operar desde último dia 26 de julho, quatro dias após a morte da turista paulista Bruna Gobbi, 18 anos, atacada por um tubarão de espécie não identificada. Ela é considerada a 24; vítima em Pernambuco, desde 1992, quando as estatísticas começaram a ser contabilizadas. No total, foram 59 ataques.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação