Brasil

Médicos desmentem rumores sobre retorno do câncer de ex-presidente Lula

"Nós achamos que o tumor não vai voltar, aliás, os rumores da volta se encerram hoje com este resultado", enfatizou oncologista Paulo Hoff

postado em 10/08/2013 13:37
Segundo os médicos, o presidente se disse aliviado com os resultados
O ex-presidente Lula realizou na manhã deste sábado (10/8) exames de rotina previamente agendados no Hospital Sírio Libanês. A equipe médica ressaltou, em coletiva de imprensa, não ter constatado indícios do retorno da doença - segundo os especialistas, Lula se disse aliviado com o resultado dos exames. . "Neste momento, devido ao quadro de normalidade, o próximo exame será de rotina em 2014", disse o médico cardiologista do hospital Sírio Libanez, Roberto Kalil Filho.

Os médicos informaram que três exames completos foram realizados: ressonância magnética, laringoscopia e um exame chamado PET/CT (sigla em inglês para Tomografia por Emissão de Positrons, em tradução livre), capaz de detectar qualquer anormalidade no corpo do paciente. O ex-presidente não participou da coletiva de imprensa, segundo os médicos, porque considerava esse um assunto para especialistas: "Ele foi almoçar com a família", disse Kalil.


O oncologista Paulo Hoff descartou uso de medicação pesada pelo ex-presidente e ressaltou que a prescrição atual segue rotina dentro dos padrões. "Nós achamos que o tumor não vai voltar. Aliás, os rumores da volta se encerram hoje com este resultado", enfatizou o médico.

O médico João Luis Fernandes disse que mesmo com o risco do timbre de voz sofrer alteração devido ao tratamento radioterápico, Lula "está com a voz normal". Fernandes afirmou que a laringe do ex-presidente "está excepcional", ao lembrar da dificuldade em engolir alimentos que normalmente decorre de casos de câncer na região da laringe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação