Brasil

Seminário lembra os dez anos da morte de Sérgio Vieira de Mello

O seminário 10 Anos sem Sérgio Vieira de Mello prestará homenagem ao décimo aniversário de morte do brasileiro, que foi morto juntamente com 21 funcionários da ONU, em um atentado à bomba ao prédio da organização em Bagdá, no dia 19 de agosto de 2003

postado em 10/08/2013 13:58
Será realizado no Rio de Janeiro, no próximo dia 19, o seminário 10 Anos sem Sérgio Vieira de Mello, que prestará homenagem ao décimo aniversário de morte do brasileiro. Mello era representante especial do então secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Koffi Annan, para o Iraque, quando foi morto juntamente com 21 funcionários da organização, em um atentado à bomba ao prédio da ONU em Bagdá, no dia 19 de agosto de 2003. Ele teve uma longa carreira dedicada aos refugiados e às questões humanitárias.

Leia mais notícias em Brasil

Segundo o chefe da Divisão das Nações Unidas do Ministério das Relações Exteriores, conselheiro Marcelo Viegas, o evento tem como objetivo promover o debate sobre o legado de Sérgio Vieira de Mello na promoção da paz e da segurança internacionais e ressaltar a importância do trabalho humanitário. ;Ele foi um grande brasileiro. Morreu a serviço das Nações Unidas em um atentado em Bagdá, que simboliza os desafios que o mundo enfrenta até hoje. O seminário permitirá uma reflexão mais aprofundada sobre as formas como a comunidade internacional pode lidar melhor com as crises humanitárias;, disse Viegas.

Durante o encontro, haverá o lançamento da Campanha Global do Dia Mundial Humanitário, das Nações Unidas, que este ano terá como tema ;O mundo precisa de mais...;. Estarão presentes, entre outros, a subsecretária-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, o chanceler Antonio Patriota, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o coordenador da ONU no Brasil, Jorge Chediek, e o ex-presidente do Timor Leste e Prêmio Nobel da Paz de 1996, José Ramos Horta.

A partir do dia 19, as pessoas poderão acessar o site da campanha e compartilhar uma das palavras-chave, como paz, esperança, amor e felicidade, nas redes sociais. O compartilhamento vai desbloquear uma doação que irá para um fundo global destinado a atender projetos de ação humanitária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação