Brasil

Em nota, FAB lamenta morte do veterano de guerra Rui Moreira Lima

Ele estava internado há 47 dias na UTI do Hospital Central da Aeronáutica após sofrer um AVC

postado em 13/08/2013 12:42
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma nota de pesar, nesta terça-feira (13/8), após o anúncio do falecimento do major-brigadeiro do ar Rui Moreira Lima, de 94 anos, no Rio de Janeiro. Veterano da Segunda Guerra Mundial e fundador da Associação Democrática e Nacionalista dos Militares (Adnam), ele estava internado há 47 dias na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Central da Aeronáutica, por causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele teve uma parada cardíaca às 4h30.

Na nota, a FAB destaca o major-brigadeiro como ;mito grandioso, magnânimo, extraordinário;. ;Em cada linha do rosto com suas impressões do tempo, cabiam mais de mil histórias. Mas, história não morre. Herói não morre. Mito não morre. Nele, havia mais. Havia o olhar brasileiro, daqueles guerreiros da Nação que são lembrados indefinidamente;, relatou o texto. Em homenagem, a FAB também fez um vídeo com imagens da carreira dele na instituição.

[VIDEO1]

O corpo do oficial-general está sendo velado desde as 11h30 no auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (Incaer), no Rio de Janeiro. O sepultamento está previsto para as 16h no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo. Era casado com Dona Julinha.



História de glória

Durante a 2; Guerra Mundial, o então tenente Rui Moreira Lima fez nada menos do que 94 missões, sendo considerado herói brasileiro no front. ;A primeira missão ocorreu no dia seis de novembro de 1944 e a última no dia 1; de maio de 1945. Sempre sob o fogo cerrado da artilharia alemã;, relata a FAB.

[SAIBAMAIS]Maranhense da cidade de Colinas, Rui Moreira nasceu em junho de 1919. Aos 20 anos de idade, já era cadete da escola militar de Realengo, no Rio de Janeiro. Ingressou na Força Aérea Brasileira assim que a instituição foi criada, em 1941.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação