Brasil

Manifestantes da Avenida Paulista entregam carta à Presidência da República

O documento defende o cancelamento dos leilões de petróleo do pré-sal, o fim da privatização de usinas hidrelétricas em poder da União e o atendimento às pessoas atingidas pela construção de barragens

postado em 05/09/2013 14:31
Os organizadores do protesto que tomou a Avenida Paulista entregaram uma carta com as principais reivindicações no escritório da Presidência da República. A carta foi entregue por volta das 13h e o objetivo é que chegue à presidenta Dilma Rousseff, em Brasília. O documento defende o cancelamento dos leilões de petróleo do pré-sal, o fim da privatização de usinas hidrelétricas em poder da União e o atendimento às pessoas atingidas pela construção de barragens.

Os manifestantes interditam desde as 11h30 desta quinta-feira (5/9) três faixas da Avenida Paulista, no sentido Consolação. Por volta das 12h, os manifestantes passaram em frente ao prédio da Petrobras e ocuparam os dois sentidos da via. Segundo a organização, o ato deve seguir em caminhada até o Estádio do Pacaembu, na zona oeste da cidade.

O ato é promovido por integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que participam de um encontro nacional na cidade de Cotia, na Grande São Paulo, e pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), com apoio de diversas centrais sindicais. Segundo a Polícia Militar, cerca de 800 pessoas participam do protesto.



Gilberto Cervinski, coordenador nacional do MAB, informou que as principais reivindicações são o pagamento de indenizações aos atingidos por construção de barragens e o cancelamento dos leilões das 12 hidrelétricas que foram devolvidas à União. João Antônio de Morais, coordenador-geral da FUP, disse que a federação protesta pelo fim dos leilões de petróleo do pré-sal. Para ele, os leilões prejudicam a soberania energética e o desenvolvimento do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação