Jornal Correio Braziliense

Brasil

Fiscais federais agropecuários decidem na próxima semana se entram em greve

Durante o protesto, os fiscais distribuíram laranjas à população



De acordo com Thuller, há mais de sete anos não são feitos concursos, e nesse período, pelo menos 700 funcionários se aposentaram, sem reposição. No Brasil, calcula-se a atuação de 3.500 fiscais, e no estado de São Paulo, 500. ;Isso acarreta um prejuízo para a população que é consumidora dos produtos que não são fiscalizados. Nossas diárias também são reduzidas e assim não temos condições de nos deslocar para fazer o nosso trabalho. A fiscalização está muito restrita, aquém do que deveria estar ocorrendo;.

Thuller destacou ainda que alguns funcionários concursados demonstraram intenção de colocar o cargo à disposição por discordar da conduta do ministério. ;Muitos de nós, mais novos na função, vamos passar mais 25 anos no ministério, então temos que zelar pelo trabalho feito e pela saúde e pela segurança alimentar do que vai na mesa do brasileiro;.

Segundo Thuller, a categoria já teve três audiências com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, mas sem acordo. O ministério informou, por meio da assessoria de imprensa, que não irá se manifestar sobre os protestos e está em negociação com a categoria.