Brasil

Bill e Melinda Gates receberam um dos Prêmios Lasker

Bill Gates, de 57 anos, e sua esposa Melinda, de 49, receberam o Prêmio de Serviço Público

Agência France-Presse
postado em 09/09/2013 15:01
Washington - Os filantropos Bill e Melinda Gates receberam um dos prestigiados Prêmios Lasker, conhecidos como os Nobel dos Estados Unidos, que recompensam anualmente os avanços em Medicina, anunciou nesta segunda-feira (9/9) a Fundação Albert e Mary Lasker.

Bill Gates, de 57 anos, e sua esposa Melinda, de 49, receberam o Prêmio de Serviço Público por terem iniciado uma "transformação histórica na maneira de perceber os problemas de saúde mais urgentes do mundo e por terem melhorado a vida de milhares de pessoas que estão entre as mais vulneráveis", destacou a fundação em um comunicado.

Na categoria Pesquisa Médica Básica a distinção foi para o americano Richard Scheller, de 59 anos, e para o alemão Thomas C. Sudhof, de 57, por sua descoberta do mecanismo molecular que permite liberar os neurotransmissores que são essenciais para o funcionamento cerebral.



A Fundação Lasker também concedeu o Prêmio de Pesquisa Clínica Médica ao australiano Graeme Clark, de 78 anos, ao americano Blake Wilson, de 65, e à austríaca Ingeborg Hochmair, de 60, por desenvolverem um implante coclear, que permite que pessoas com surdez severa ouçam.

"Os prêmios Lasker recompensam a pesquisa biomédica para fazer a ciência avançar, salvar vidas e evitar sofrimentos", explicou Alfred Sommer, presidente do Conselho de Administração da Fundação Lasker, criada há 68 anos.

"Este ano os prêmios celebram esta tradição, homenageando descobertas fundamentais sobre as funções cerebrais, a invenção de uma tecnologia inovadora que permite que surdos ouçam e o poderoso impacto da filantropia baseada em resultados, que melhorou a qualidade de vida de milhares de pessoas no mundo", acrescentou.

Os Prêmios Lasker, dotados com 250 mil dólares cada um, serão entregues em uma cerimônia marcada para o dia 20 de setembro em Nova York.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação