postado em 10/09/2013 08:06
O corpo do músico Champignon é velado desde a madrugada desta terça-feira (10/9) no Cemitério Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo. Até por volta das 11h, apenas familiares e amigos mais próximos participaram da cerimônia fúnebre. Depois das 12h, os fãs e a imprensa também puderam acessar o local. O sepultamento do ex-baixista do Charlie Brown Jr., que atualmente era vocalista do grupo A Banca, deve ocorrer nesta tarde. O velório e o enterro são realizados no mesmo local onde foi sepultado o cantor Chorão, vocalista da extinta banda Charlie Brown Jr.Luiz Carlos Leão Duarte Júnior , na Zona Oeste de São Paulo. Até que a perícia seja concluída, o motivo da morte permanece em aberto pela polícia. No entanto, as declarações dadas pela esposa dele, Cláudia Campos, reforçam a suspeita de que o músico tenha cometido suicídio.
Em depoimento no 89; Distrito Policial, ela contou que, na noite de domingo, os dois saíram para jantar e no restaurante começaram uma discussão. O motivo da briga não foi citado, mas ela afirmou aos policiais que Champignon havia ingerido grande quantidade de álcool. Imagens do circuito interno do prédio onde o casal morava mostram que os dois entraram separados no prédio e continuaram sem conversar até entrar no apartamento. Foi lá dentro que, segundo Cláudia, Champignon se trancou no estúdio e, possivelmente, efetuou os disparos.
Vizinhos ouviram tiros e chamaram a polícia. Ao entrar na residência, os policiais encontram o músico caído no chão, com um ferimento no lado direito da cabeça. A arma de que provavelmente foi usada para efetuar os disparos estava na mão direita dele, mas com o dedo fora do gatilho. A mulher do músico afirma ter escutado dois disparos e os policiais trabalham com a hipótese de que ele tenha disparado primeiro ao chão, para testar a arma, e em seguida em direção à própria cabeça.
Apesar dos indícios apontarem para o suicídio, Cláudia foi submetida a exame residuográfico e a polícia continua as buscas no apartamento. No apartamento do casal foram apreendidos uma arma de pressão, um notebook, um celular, uma espingarda calibre 12 e a arma do crime, uma pistola Taurus 380. Champignon tinha 35 anos e morava com a mulher, que estava grávida de 5 meses. Do primeiro casamento, deixou uma filha de 7 anos.
Perda de amigos
Neste ano, o músico havia perdido dois companheiros de banda. Em março, Alexandre Magno Abrão, o Chorão, morreu aos 42 anos . Ele também foi encontrado sem vida no apartamento onde morava, em Pinheiros, na Zona Oeste. A residência estava destruída e havia indícios de uso de entorpecentes e álcool pelo cantor, pouco antes da morte.
Em maio, ex-guitarrista da cantora baiana Pitty, Peu Sousa, , no bairro de Itapuã, em Salvador. Segundo a polícia, ele estava com um cinto de couro amarrado ao pescoço. Peu e Champignon eram amigos e integravam o grupo Nove Mil Anjos.
[SAIBAMAIS]A Banca
Após a morte de Chorão, Champignon formou a banda ;A Banca;, que reunia outros integrantes da Charlie Brown Jr. A agenda do grupo estava repleta de shows. Uma apresentação em Brasília estava marcada para 6 de setembro, mas foi cancelada no começo do mês "por motivos de força maior", segundo a assessoria da banda. Em 7 de setembro, Champignon chegou a postar no Facebook que a turnê de homenagens a Chorão seria encerrada em 3 de outubro. O motivo seria o início dos trabalhos para a produção do primeiro disco d;A Banca.
No Facebook oficial da banda, uma mensagem confirmou o falecimento do baixista e lamentou profundamente o ocorrido. ;Desde já agradecemos todas as manifestações de apoio dos fãs neste momento doloroso, e externamos nosso apoio à esposa, filha e todos os demais familiares;, disse o texto.