Brasil

CNJ cria grupo de trabalho para melhorar atendimento na Justiça de 1º grau

Segundo Joaquim Barbosa, dos 88,4 milhões de processos que tramitavam na Justiça em 2011, cerca de 90% encontravam-se em juízos de primeira instância

postado em 10/09/2013 13:49
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, destacou nesta terça-feira (10/9) a necessidade de o Poder Judiciário priorizar o atendimento jurídico de primeira instância. Em busca de soluções para a insuficiência de servidores e de recursos na Justiça de primeiro grau, Barbosa anunciou a criação de um grupo de trabalho encarregado de apresentar propostas de elaboração de uma política nacional para a área.

[SAIBAMAIS];O Justiça em Números revela que a maior carga de trabalho e taxa de congestionamento [de processos] está no primeiro grau de jurisdição. A maior força de trabalho, de servidores e de recursos disponíveis, no entanto, se encontra no segundo grau;, disse o ministro, citando dados estatísticos do programa Justiça em Números. De acordo com Barbosa, dos 88,4 milhões de processos que tramitavam na Justiça em 2011, 79,9 milhões, ou seja, cerca de 90%, encontravam-se em juízos de primeira instância. Durante o mesmo ano, os tribunais de Justiça foram capazes de julgar apenas 21 milhões desses processos.



;Com isso, seriam necessários quase quatro anos para baixarmos todo o estoque hoje existente. Isso sem considerarmos a entrada de novos processos;, acrescentou o ministro. ;Fica patente que muitas das ações do CNJ e dos tribunais brasileiros têm atacado, de certa forma, as consequências, e não as causas mais profundas da morosidade do Poder Judiciário brasileiro;, acrescentou o ministro. O grupo de trabalho anunciado pelo ministro será formado pelo juiz do Trabalho Rubens Curado Silveira, pelo promotor do Pará Gilberto Valente Martins e pelo membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil no CNJ Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira, além do secretário-geral do CNJ, Marivaldo Dantas, e mais um juiz auxiliar da corregedoria. Os primeiros resultados do trabalho deverão ser apresentados em 30 dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação