Brasil

Incêndio causa explosão em fábrica de peças automotivas em Minas Gerais

Houve um princípio de incêndio em um depósito de gás que fica ao lado de um reservatório com combustível

Cristiane Silva/Estado de Minas, Felipe Castanheira
postado em 20/09/2013 10:06
Um incêndio de grandes proporções mobiliza o Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fogo atinge a CMP - Componentes e Módulos Plásticos, que produz painéis de plástico para a Fiat. O local fica no Bairro Cinco, que ficou sem energia elétrica.

Internauta fotografou nuvem de fumaça no local pouco depois da explosão

Segundo o Corpo de Bombeiros, houve um princípio de incêndio em um depósito de gás que fica ao lado de um reservatório com combustível. Mais de 10 viaturas com 40 militares foram enviadas para a área da empresa. Segundo os bombeiros, a nuvem de fumaça preta tomou toda a região e atrapalha visibilidade de motoristas e também dos militares que trabalham na ocorrência.

Ao acionar os bombeiros, o solicitante informou que havia muitas vítimas no local. No entanto, ninguém ficou ferido. Conforme o Corpo de Bombeiros, após conferência dos funcionários, feita pela empresa, não foi constatada a falta de nenhuma pessoa. Os militares pedem que as pessoas evitem se dirigir ao local do incêndio por causa da fumaça tóxica.

Testemunhas

Por meio das redes sociais, pessoas que estavam na região relatam o susto no momento da explosão, que teria causado um tremor na área. ;Explosão na fábrica CMP em Contagem! Tremeu tudo, Deus do céu!!”, disse Carol P. Cardoso. ;(...) balançou o escritorio todo aqui ... agr so (sic) vemos o fumação preto;, relata Shande Fernandes. "Houve uma explosão tão forte numa empresa aqui perto de casa. Janela tremeu! Nuvem negra subindo. Tomara q nao haja vítimas fatais", diz Ammetista. A força do impacto chegou a ser sentida em outro bairro, como explica Kenia Marcilia. "Explosão no cinco ( CMP ) deu p/ sentir até aki (sic) no Fonte Grande nuh....".



Alunos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), câmpus Contagem, também ouviram a forte explosão. Alguns universitários deixaram as salas de aula assustados, pensando que seria algum problema dentro do prédio da instituição de ensino e logo viram que a fumaça vinha da fábrica vizinha.

Foto mostra a área atingida pela explosão. Ninguém ficou ferido

De acordo com o arquiteto de soluções, Bruno Vidotti Galo, que presenciou as explosões, a cena foi assustadora. ;Escutei a primeira e vi uma labareda subir. Desci correndo para tirar o carro que estava na esquina da empresa onde pegou fogo;. Ele é dono de um Fiat Punto e correu para salvar o veículo da fumaça. Segundo a testemunha, os moradores e trabalhadores da região temem a fuligem que começa a tomar os imóveis, pois acreditam que possa ser um material tóxico. O bairro está isolado e sem energia elétrica e a mobilização é tão grande que o trabalho em várias empresas vizinhas estão parados.

A enfermeira Carolina Cardoso, que trabalha em um posto de saúde perto do local do acidente, foi surpreendida durante um atendimento. ;Estava no meu consultório atendendo um paciente por volta de 09h05. De repente, senti tudo tremendo, um tremor horrível. A janela e o posto inteirinho tremeram. Todo mundo saiu correndo para ver e visualizamos a fábrica com aquela nuvem de fumaça. Todos gritavam que era uma explosão. Daí a cinco minutos teve outra explosão. Saiu fogo par todo lado e pensei: meu Deus vai explodir tudo isso;. Carolina deixou o posto e orientou as funcionárias a fechar a unidade de saúde.

Houve um princípio de incêndio em um depósito de gás que fica ao lado de um reservatório com combustível

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação