Brasil

Prefeitura do Rio promove iniciativa para chamar a atenção de pedestre

Um dos grandes problemas do município é a travessia fora da faixa de pedestre

postado em 23/09/2013 14:18
Rio de Janeiro ; Para estimular as pessoas a atravessarem a rua na faixa destinada aos pedestres, a prefeitura da cidade contratou artistas para grafitarem desenhos, em cores vivas, em 30 dessas faixas. Os grafiteiros também escreveram a frase Agora que você prestou atenção, respeite a faixa. O objetivo é mostrar a importância de atravessar no local certo e, aos motoristas, que respeitem a sinalização. Os desenhos ficarão expostos até o fim do ano.

O secretário municipal de Transporte, Carlos Roberto Osório, disse que a travessia fora da faixa é uma das maiores causas de atropelamentos na capital fluminense. ;O Rio de Janeiro realizou ontem, no Dia Mundial Sem Carro, uma campanha educativa no trânsito. Um dos grandes problemas do município é a travessia fora da faixa de pedestre. Se melhorarmos o respeito do motorista e a consciência dos pedestres, reduziremos o número de acidentes;.



Ainda segundo o secretário, a educação no trânsito está sendo intensificada nas escolas públicas do Rio. Osório destacou que o crescimento da frota de veículos no município é uma realidade e, por isso, saber como agir no trânsito é primordial para a diminuição do número de acidentes.

Os desenhos ficam entre a faixa de pedestre e a calçada em bairros do centro e das zonas sul, norte e oeste. As pessoas que passavam pelos locais na manhã desta segunda-feira (23/9) liam a mensagem e olhavam o desenho enquanto esperavam o momento para atravessar a rua. Para a universitária Marília dos Santos, de 18 anos, o grafite chama a atenção das pessoas, mas não dos motoristas.

;Chamou bastante a atenção porque aqui é muito difícil de atravessar. Os carros não respeitam, o sinal é muito rápido. Mas poderia ser maior, porque do jeito que está, os carros não veem e não respeitam;, disse a estudante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação