postado em 06/10/2013 07:54
Pelo menos sete comunidades do Complexo do Lins, na zona norte do Rio de Janeiro, devem ser ocupadas neste domingo (6/10), segundo informações do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Após as primeiras incursões pela área, o Batalhão de Operações Policiais Especiais ( BOPE) começou a montar uma base na localidade conhecida como Cachoeira Grande. Nenhum incidente foi registrado.
Segundo a Secretária de Segurança do Rio, as comunidades que serão ocupadas são: Cotia, Bacia, Encontro, Amor, Cachoeirinha, Cachoeira Grande, Nossa Senhora da Guia, Dona Francisca/Árvore Seca, Barro Preto, Barro Vermelho, Vila Cabuçu, Santa Terezinha e Camarista Méier.
Durante a ação, motoristas e motociclistas estão sendo solicitados a mostrar documentos dos veículos e a carteira de habilitação. Aos motociclistas também é exigido o uso de capacete. No perfil do comando no Twitter, a orientação aos moradores é que andem com os documentos de identificação. O BPChq e o BOPE também solicitam que sejam feitas denúncias de locais com drogas, armas ou criminosos.
A ocupação conta com 370 policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) e do Regimento de Polícia Montada Coronel Enyr Cony dos Santos (RCECS) da Polícia Militar.