postado em 08/10/2013 18:16
Mais de 28 mil alunos de cursos a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR) voltaram às aulas desde ontem (7/10), segundo informações divulgadas pela entidade. As aulas estavam suspensas desde o dia 20 de agosto após a deflagração da Operação Sinapse, da Polícia Federal, que investiga o desvio de R$ 6,6 milhões do setor de educação a distância do instituto. O dinheiro era proveniente do Ministério da Educação. Foram presas 18 pessoas. Com a operação policial, a Justiça Federal no Paraná determinou a suspensão dos serviços da ferramenta chamada Ambiente Virtual de Aprendizagem, resultando na demissão de 175 profissionais terceirizados, que trabalhavam na produção, edição e transmissão das aulas. A ferramenta permite aos estudantes postar trabalhos, consultar conteúdo das aulas e notas, conforme o instituto.
De acordo com o instituto, o ambiente virtual foi reativado, além da contratação de equipe para a transmissão ao vivo, permitindo a volta das aulas.
Foram retomadas as aulas de cursos como segurança do trabalho, reabilitação de dependentes químicos, administração, pesca, aquicultura, secretariado, eventos, tecnologia em gestão pública e de pós-graduação em agroecologia e gestão pública. Os estudantes que estiverem na fase final, terão apenas atividades de recuperação e conclusão de trabalhos. Para outros cursos, as aulas voltarão apenas em 2014.