Brasil

Câmara pedirá à Rússia que acusada de pirataria responda em liberdade

Ana Paula, que é bióloga e militante do Greenpeace, foi detida em Murmansk, no Norte da Rússia, no dia 18 de setembro

postado em 09/10/2013 16:12

Ana Paula Alminhana Maciel, ativista brasileira presa na Rússia por tentar escalar plataforma de petróleo

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara vai encaminhar ao governo russo pedido para que a brasileira Ana Paula Maciel ; presa durante um protesto do Greenpeace contra a exploração de petróleo no Ártico e acusada de pirataria ; responda ao processo em liberdade. O requerimento, de autoria do deputado Henrique Fontana (PT-RS), foi aprovado nesta quarta-feira (9/10).

[SAIBAMAIS]O pedido será encaminhado à Embaixada da Rússia em Brasília. Ana Paula, que é bióloga e militante do Greenpeace, foi detida em Murmansk, no Norte da Rússia, no dia 18 de setembro. No total, 30 pessoas foram presas.

Leia mais notícias em Brasil

Os ativistas eram tripulantes do navio quebra-gelo Arctic Sunrise. Eles estavam no local para protestar contra a estatal russa Gasprom, que tem planos de explorar petróleo no Ártico. Os ativistas foram presos ao tentar escalar a plataforma Prirazlomnaya, que é a primeira em alto-mar na região e, segundo a organização, tem previsão para começar a operar no próximo ano.

Ainda hoje, representantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos vão coletar assinaturas para reforçar o pedido de libertação da bióloga brasileira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação