Jornal Correio Braziliense

Brasil

Correio Braziliense é finalista do prêmio Esso com cinco reportagens

Séries em duas categorias colocam o jornal na disputa de um dos prêmios mais prestigiados do país. Resultado será em 13 de novembro


O Correio Braziliense tem cinco reportagens classificadas entre as finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo 2013. Ao todo, 1.210 trabalhos de todo o Brasil foram inscritos na disputa em 12 categorias de premiação. O resultado será divulgado em 13 de novembro. O Esso é um dos prêmios mais importantes e prestigiados do jornalismo brasileiro.

Na categoria Regional Centro-Oeste, o jornal compete com quatro séries de reportagem. Na primeira, Ana Maria Campos e Lilian Tahan concorrem com O poder da terra, em que revelam como se deu a ocupação do solo na capital do país. As jornalistas expõem um processo fortemente marcado por grilagens, que acabou enriquecendo políticos, empresários e, até hoje, é tema de polêmica no Distrito Federal. Na mesma categoria, o repórter João Valadares denunciou na série Os diplomatas fantasmas a existência de um grupo de 18 funcionários do Itamaraty, alguns dos quais recebiam altas remunerações, que ultrapassavam R$ 20 mil mensais, sem trabalhar.

Já na reportagem Longe do trabalho: funcionários fantasmas que assombram o serviço público, Adriana Caitano e João Valadares mostraram que a maior parte das investigações abertas contra servidores que receberam salários sem trabalhar não costuma ter desfecho. O Correio denunciou que apenas quatro casos tramitavam na Justiça e, até aquele momento, nenhum funcionário havia devolvido os salários recebidos de forma indevida.

Ainda na Regional Centro-Oeste, a série de reportagens A insanidade do sistema ; Uma radiografia da loucura encarcerada no Brasil, de Renata Mariz, Leonardo Augusto e João Valadares, contou com exclusividade casos de violações de direitos humanos nos manicômios judiciários brasileiros, e de que forma homens e mulheres são praticamente condenados à prisão perpétua ; a apuração trouxe à tona casos como de um homem preso por 52 anos por roubar um prato de comida. Além do material impresso, um hotsite complementou o trabalho do trio de repórteres.

Na categoria Informação Econômica, o trabalho O Brasil que ninguém vê, série de Vicente Nunes, Victor Martins, Deco Bancillon, Luiz Ribeiro, Marcus Saldanha, Paulo Silva Pinto e Rosana Hessel, mostra que, apesar dos avanços recentes no país, sobretudo na área econômica, para uma boa parte da população, que vive longe dos grandes centros urbanos, a realidade permanece inalterada.

No ano passado, o Correio foi o vencedor da categoria Primeira Página, com o trabalho Adeus, Chico, capa da edição sobre a morte do humorista Chico Anysio.

Primeira página
Os Diários Associados concorrem ao Prêmio Esso de Jornalismo 2013 com outros dois trabalhos, publicados no jornal Estado de Minas. Na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ambiental, o repórter Leandro Couri disputa a final com o trabalho A morte lenta do Velho Chico. Já em Primeira Página, Josemar Gimenez, Álvaro Duarte, João Bosco Martins Sales, Carlos Marcelo Carvalho, Renata Neves, Ney Soares Filho, Rafael Alves, Janey Costa e Júlio Moreira assinam o trabalho Oscar Niemeyer.

Concorrentes

Finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo 2013 nas categorias:


Informação Econômica
; Victor Martins, Vicente Nunes, Deco Bancillon, Luiz Ribeiro, Marcus Saldanha, Paulo Silva Pinto e Rosana Hessel; O Brasil que ninguém vê; Correio Braziliense
; Daniel Barros e Patrícia Ikeda; A festa dos Royalties; Revista Exame
; Gabriela Valente; Minha casa, minha vida; O Globo
; Demétrio Weber; Uma década de Bolsa Família; O Globo
; Bruno Ferrari e Flávia Furlan; Nunca seremos ricos?; Revista Exame

Regional Centro-Oeste
; Ana Maria Campos e Lilian Tahan;
O poder da terra; Correio Braziliense
; João Valadares; Os diplomatas fantasmas; Correio Braziliense
; Gustavo Aguiar; As fiapeiras de Frecheirinha; Revista Campus Repórter
; Renata Mariz, João Valadares e Leonardo Augusto; A insanidade do sistema ; Uma radiografia da loucura encarcerada no Brasil; Correio Braziliense
; Adriana Caitano e João Valadares; Longe do trabalho: Funcionários públicos fantasmas que assombram o serviço público; Correio Braziliense