Brasil

Exposição no Teleférico do Alemão usa a literatura para debater educação

Mostra é uma parceria entre a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Feira Literária Internacional das UPPs (Flupp) e coincide com os 150 anos de nascimento de Pompéia e 100 anos de morte de Azevedo

postado em 22/10/2013 17:56

Com grandes painéis fotográficos, a exposição traça uma análise crítica das duas obras sobre as escolas e as moradias populares

Rio de Janeiro ; Os usuários e turistas da Estação Bonsucesso do Teleférico do Alemão, na zona norte da cidade, poderão apreciar a partir desta terça-feira (22/10) uma exposição em homenagem aos escritores brasileiros do século 19, Raul Pompéia e Aluísio Azevedo. A mostra é uma parceria entre a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Feira Literária Internacional das UPPs (Flupp) e coincide com os 150 anos de nascimento de Pompéia e 100 anos de morte de Azevedo.

O produtor da exposição e museólogo da ABL, Anselmo Duarte, explicou que a mostra, intitulada Raul Pompéia e Aluísio Azevedo, Educação e Moradia na Literatura Nacional, procurou explorar as obras O Cortiço (1890), de Azevedo, e O Ateneu (1888), de Pompéia, com foco na educação e na moradia, temas que já eram motivo de preocupação e reivindicação do povo brasileiro há dois séculos.

Leia mais notícias em Brasil

;A educação é retratada em O Ateneu e a moradia popular em O Cortiço;, comentou ele. ;São questões que estão muito em pauta na sociedade brasileira, assim como os livros são muito atuais na escola brasileira e contemporâneos, apesar de serem do final do século 19. É uma surpresa muito grande ver os estudantes trabalhando essas duas obras, com produções interessantes como peças e pequenos filmes a respeito dos dois livros;, contou ele.

Com grandes painéis fotográficos, a exposição traça uma análise crítica das duas obras sobre as escolas e as moradias populares. ;Vamos mostrar o Rio de Janeiro daquele período e fazer uma releitura com o Rio de hoje. Temos as imagens do Rio antigo comparadas às do Rio contemporâneo;, comentou Duarte. A exposição é gratuita e poderá ser vista até o dia 10 de dezembro, das 6h às 21h.

Os dois romances têm o Rio de Janeiro como cenário, na época do Segundo Império. Enquanto O Ateneu é fruto das memórias de Pompéia de quando era aluno de um colégio interno, O Cortiço é uma ficção realista sobre a realidade de moradores de um cortiço carioca. Em comum, as obras têm em comum a abordagem crítica da sociedade brasileira à qual pertenciam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação