Brasil

Após um AVC, morre o escritor, poeta e historiador Humberto França

Autor idealizou o Festlatino, iniciativa cultural que visava estreitar os laços entre comunidades de língua latina ao redor do mundo

Diário de Pernambuco
postado em 25/10/2013 14:49
Após lutar contra o câncer ao longo de três meses, o escritor e historiador Humberto França, de 61 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (25/10), no Recife. Ele teve o estado de saúde agravado depois de sofrer um AVC hemorrágico e estava internado há mais de um mês na UTI do Hospital da Unimed. O enterro está marcado para as 17h no Cemitério Dom Bosco, em Caruaru, terra natal do escritor.

Humberto França foi articulista do Diario de Pernambuco e coordenador do Centro de Literatura Mauro Mota, da Fundação Joaquim Nabuco. Tinha sua produção literária focada na poesia e em obras de cunho histórico. Escreveu o livro de poemas A noite de um dia (1998), a coletânea de artigos Joaquim Nabuco: um pensador do Brasil e A cidade e a feira, uma seleta de ensaios e artigos.



O escritor, poeta e historiador também se notabilizou por idealizar o movimento Festlatino, iniciativa cultural criado em 2006 que visava fortalecer o diálogo entre países e regiões de língua latina na África, América, Europa e Ásia. Esse intercâmbio originou, por exemplo, o evento Movimento Festlatino e o diálogo Pernambuco - Macau, realizado em maio deste ano, que tinha a intenção de mostrar a arte e a cultura deste território asiático que foi colonizado pelos portugueses e hoje pertence à China.

Entre seus trabalhos inacabados, se contam pesquisas sobre o líder abolicionista José Mariano e sobre a história da Defensoria Pública do Estado. ;Esta é uma perda muito grande para Pernambuco. Ele era um diplomata por natureza, tinha muitos amigos do mundo inteira e era muito ligado à área cultural;, lamenta a procuradora do Estado Ana Karina Soares, amiga do escritor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação