Brasil

Mais 3 mil profissionais cubanos desembarcam no Brasil para o Mais Médicos

A quantidade de cubanos que prestará serviços ao Brasil será maior do que o previsto inicialmente. Agora o número total já chega a 5,4 mil

postado em 04/11/2013 08:31
Grande trunfo da presidente Dilma Rousseff para tentar amenizar os problemas da saúde pública do país e turbinar a candidatura pela reeleição nas eleições de 2014, o Programa Mais Médicos recebe, a partir de hoje, o maior contingente de profissionais cubanos desde que o programa foi lançado, em julho. De acordo com o Ministério da Saúde, 3 mil médicos da ilha caribenha desembarcam no Brasil - serão 2,6 mil chegando às capitais, onde vão cursar o módulo de avaliação do programa. O restante estará por aqui na semana que vem. Assim, a quantidade de cubanos que prestará serviços ao Brasil será maior do que o previsto inicialmente.



Quando o governo brasileiro assinou o termo de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde para trazer os médicos de Cuba, ficou acertado que, ao todo, 4 mil profissionais viriam neste ano. Como na primeira leva desembarcaram por aqui 400 e, na segunda, 2 mil, agora o número total já chega a 5,4 mil. Ou seja, 1,4 mil a mais que o estimado.

Opositores ao Palácio do Planalto criticam as condições em que os cubanos chegam ao país. Entidades médicas também questionam a qualidade técnica desses profissionais. Em meio aos ataques, o governo afirmou que abriria inscrições individuais para médicos brasileiros e formados no exterior todo mês. No entanto, o mês de outubro já se encerrou e o terceiro ciclo ainda não foi lançado.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação