postado em 04/11/2013 23:56
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, recebeu no fim da noite desta segunda-feira (4/11) 215 profissionais cubanos que participam do Mais Médicos e que desembarcaram no aeroporto internacional de Brasília. Esse grupo é o primeiro a desembarcar no país de um total de 3 mil médicos da ilha que chegam neste mês. Eles se juntam a outros 2,4 mil cubanos que já estão no Brasil. Juntos, os cubanos representarão 81% do total de 6.654 participantes.
Segundo o ministro, o objetivo principal é atingir a meta de 13 mil médicos até março de 2014. Por isso, de acordo com ele, a pasta antecipou a vinda de mais profissionais. Com os 3 mil cubanos que chegam agora, o total de médicos da ilha supera o anunciado inicialmente, que era de 4 mil. "Se for necessário, traremos mais mídicos cubanos, como outros estrangeiros", afirmou. Em dezembro, o Ministério da Saúde irá abrir outra rodada de inscrições individuais para brasileiros e para profissionais formados no exterior atuarem no programa federal.
Recepção
Os 215 médicos cubanos que chegaram em Brasília, de um total de 1.872 profissionais que ficarão no DF, foram aplaudidos por um pequeno grupo de pessoas que aguardaram no saguão do aeroporto para recepcionar os estrangeiros. O cubano Hector Torres, 49 anos disse estar animado em participar da iniciativa. "Estamos dispostos a ir a qualquer lugar para prestar nossos serviços", disse o médico.
O cubano Ariel Hernándes, 38 anos, também afirmou que pretende trabalhar junto dos brasileiros nos locais que mais precisam. "Nosso trabalho está na prevenção de doenças crônicas", afirmou.