Brasil

"Batman" e outros três milicianos são condenados pela Justiça do Rio

Ricardo Teixeira da Cruz e outros três réus que integravam o grupo criminoso são acusados da morte de um segurança

postado em 18/11/2013 12:07
O ex-policial Ricardo Teixeira da Cruz, conhecido como ;Batman;, foi condenado a 30 anos de reclusão. A decisão do Conselho de Sentença do 3; Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro saiu na sexta-feira (15/11). Além de Batman, também foram condenados Ricardo Coelho da Silva, conhecido como ;Cadinho; ou ;Cara Torta;, a 25 anos de reclusão, e Maciel Valente de Sousa, o ;Zaca;, a 21 anos de reclusão.

Os réus são acusados de pertencerem à chamada ;Liga da Justiça;, grupo de milicianos de atua em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e de terem assassinado o segurança Alexandre Pinheiro Gouvêa, em março de 2009. Todos respondiam pelo crime de homicídio qualificado. O grupo deve iniciar o cumprimento da pena em regime fechado. Outro integrante do grupo, Carlos Ari Ribeiro, o ;Carlão;, que também era réu na ação, morreu no curso do processo.



[SAIBAMAIS]Segundo a sentença de pronúncia, o crime foi praticado por motivo torpe, pois a vítima trabalhava como segurança em estabelecimentos comerciais situados no local onde acabaria sendo assassinada, sendo um empecilho à atuação da organização criminosa na área. O crime teria sido praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, pois o segurança, desarmado, foi surpreendido pelo veículo em que estavam os réus, que dispararam tiros de fuzil no seu rosto e na parte posterior da cabeça, sem que houvesse possibilidade de reação.

Entenda

Expulso da Polícia Militar em 1992, Batman é um dos líderes da milícia "Liga da Justiça". Preso em 2009, Ricardo Teixeira conseguiu fugir da cadeia pela porta da frente do presídio de segurança máxima Bangu 8. Há indícios de que outros policiais o ajudaram na fuga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação