Brasil

No Dia de Combate ao Câncer Infantil, personagens famosos aparecem carecas

postado em 23/11/2013 19:02

No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, a galinha Pintadinha, a Turma da Mônica, o Garfield e até personagens do desenho Rio apareceram com a cabeça raspada em imagens divulgadas na internet. A iniciativa faz parte da campanha "carequinhas" do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). Muitas pessoas abraçaram a causa e fizeram da ilustração a foto do perfil no facebook.

Segundo a insituição, com os avanços da pesquisa e dos tratamentos, o câncer infanto-juvenil - uma das causas de mortes não acidentais mais comuns entre crianças e adolescentes - já pode ser derrotado quando diagnosticado a tempo.

Os pais devem ficar atentos a problemas que não somem. Após o diagnóstico devem procurar tratamento imediato que, se aplicado nas fases iniciais da doença, permite a cura em cerca de 70% dos casos.

A presidenta Dilma Rousseff, por meio do twitter, elogiou a iniciativa da Graacc. "É bonito ver como uma situação muito difícil pode ser encarada com alegria e esperança", afirmou.

Confira páginas sobre a inistitutição:

No Facebook: https://www.facebook.com/GRAACC?directed_target_id=0
Na internet: https://www.graacc.org.br/o-cancer-infantil/o-que-e-o-cancer.aspx

Saiba Mais
(fonte: Graac)
Câncer é um conjunto de doenças nas quais existe uma multiplicação anormal de células doentes. Às vezes, as células continuam tendo uma aparência normal e ficam só no lugar onde nasceram. Dizemos, então, que existe um tumor "benigno". Quando as células têm aparência diferente do normal, multiplicam- se muito e têm a capacidade de produzir metástases, ou seja, começam a se espalhar por várias partes do corpo, dizemos que existe um tumor "maligno", ou câncer.

Apesar de o câncer ser raro em crianças, ele é a causa de morte mais frequente nesta idade, só ficando depois de acidentes e de doenças infecciosas. O câncer não é uma doença contagiosa. Na maior parte dos casos, não se sabe por que uma criança desenvolveu um tumor. Sabemos que, em geral, as crianças não herdam o câncer dos pais e nem nascem com ele.

Sintomas:
- dores de cabeça pela manhã e vômito;
- caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;
- dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
- manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
- aumento de tamanho de barriga;
- brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Muitos desses sintomas são semelhantes aos de várias doenças infantis comuns, mas, se eles não desaparecerem em um prazo de 7 a 10 dias, volte ao médico e insista para obter um diagnóstico mais detalhado com exames laboratoriais ou radiológicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação