Jornal Correio Braziliense

Brasil

Campanha de coleta de sangue marca o Dia do Doador no Rio de Janeiro

Em 2012, 921 pessoas doaram sangue durante a Semana do Doador, sendo o recorde de coleta de sangue do Hemorio

Rio de Janeiro ; Uma grande ação de coleta de sangue no centro da capital fluminense celebra o Dia Mundial do Doador, nesta segunda-feira (25/11). A iniciativa do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (Hemorio) ocorre hoje e amanhã (26/11) no Largo da Carioca, um dos locais mais movimentados da cidade. A campanha objetiva fazer mil coletas de sangue nos dois dias.



;Durante o ano, nós temos períodos em que a doação cai bastante. Em dezembro, isso é muito mais acentuado e a demanda de sangue aumenta, por causa das viagens e das festas. Esta campanha tem dois objetivos: comemorar o Dia do Doador [celebrado hoje] e também lembrar a população da importância de doar sangue;, concluiu a médica.

A primeira pessoa a chegar ao local para doar sangue foi a aposentada Sônia Regina, de 60 anos. Ela disse que é doadora há mais de 20 anos por causa das pessoas que ajudaram suas irmãs.

;Eu já tive irmãs que precisaram de sangue e, graças a Deus, eu pude contar com muitas ajudas. Minha filha e meu genro são doadores. Hoje, achei que poderia doar medula, mas aqui só estão fazendo de sangue. Vou procurar porque quero doar medula;, explicou a doadora.

Segundo informação do site do Hemorio, a doação de medula óssea é um procedimento feito em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Antes, é preciso se cadastrar como doador voluntário e fazer um exame de histocompatibilidade (HLA) que vai permitir identificar a compatibilidade genética entre doador e receptor. O transplante é considerado a única esperança de cura para muitos portadores de leucemia.

No caso da doação de sangue, o Hemorio esclarece que é necessário estar bem de saúde; ter entre 16 e 68 anos de idade (jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais); pesar no mínimo 50 quilos; não estar em jejum; e não comer alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Ainda segundo o Hemorio, há algumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue, como cirurgias, tatuagens e medicamentos, entre outras. Em 2012, 921 pessoas doaram sangue durante a Semana do Doador, sendo o recorde de coleta de sangue do Hemorio.