Brasil

Evento discute combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

1ª Reunião Plenária Anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) foi aberta nesta segunda-feira (25/11)

postado em 25/11/2013 20:04
Representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário vão debater até quinta-feira (28/11), em Uberlândia (MG), mecanismos de combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Eles participam da 11; Reunião Plenária Anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), aberta nesta segunda-feira (25/11) na cidade mineira.

"Inicialmente vamos fazer um balanço das ações previstas para este ano e apontar um conjunto de ações para o próximo ano", disse à Agência Brasil o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, responsável por coordenar a Enccla.

De acordo com Abrão, a estratégia visa a articular a atuação conjunta entre órgãos públicos que trabalham com a fiscalização, o controle e a inteligência, entre eles a Controladoria-Geral da União (CGU), o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

"Hoje cerca de 70 órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto no âmbito federal como no estadual, além do Ministério Público, participam da Enccla. É imprescindível que haja uma maior interação entre estes atores para que o combate a esses crimes seja mais efetivo, pois as estratégias dos criminosos também se aprimoram", explicou.

Para o secretário, o mapeamento da origem dos recursos está entre os principais desafios para o combate a esses crimes. Segundo Abrão, é preciso avançar "na identificação dos mecanismos que transformam recursos ilícitos e lícitos e mapear as organizações criminosas que operam esses esquemas", ressaltou.

Leia mais notícias em Brasil

Abrão disse ainda haver dificuldades em repatriar valores desviados, que se encontram em paraísos fiscais. "Para conseguir reaver esses recursos, a gente depende que os processos tenham sido tramitados e julgados pelo Judiciário", disse.

De acordo com secretário, em 2014, uma das possíveis ações que poderão ser definidas durante o encontro é no campo da sistematização de dados sobre a renúncia fiscal nas áreas da saúde, educação e cultura. "Vamos inaugurar uma frente nova, no campo das redes fiscais, para aumentar os dados referentes à renúncia fiscal em áreas como saúde, educação e cultura", destacou Abrão.

Entre os avanços dos últimos anos, ele ressaltou a criação da lei que regulamentou o crime de lavagem de dinheiro (Lei 12.683/2012). Para o secretário, é preciso acompanhar as proposições que tramitam no Congresso Nacional sobre temas como lobby, conflito de interesses e responsabilização de empresas por corrupção.

"Esperamos estabelecer metas que avancem na consolidação do entendimento de que esses crimes precisam ser enfrentados pelo conjunto da sociedade e dar uma resposta mais efetiva a esse respeito", disse.

Apesar de não haver estatísticas oficiais sobre os montantes desviados com estes crimes, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc) estima que o dinheiro lavado no mundo varia entre 2% e 5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, algo em torno de US$ 800 bilhões e US$ 2 trilhões por ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação