Brasil

Metade dos brasileiros teme ser assassinada, aponta estudo

Pesquisa do governo federal mostra que um em cada cinco foi vítima de algum crime no último ano, mas só 20% registraram boletim de ocorrência

postado em 06/12/2013 06:02
Morte de Saulo Jansen, atingido por bala perdida em lanchonete na 413 Norte, revolta parentesMetade dos brasileiros têm ;muito medo; de morrer assassinados e quase um terço acredita que pode ser vítima de homicídio nos próximos doze meses. O índice de homens que se sentem seguros para andar nas ruas do bairro onde vivem é de apenas 26,7%. Entre as mulheres, essa proporção cai para 18,7%. Os dados assustadores sobre o pânico da população em relação à violência urbana são da Pesquisa Nacional de Vitimização, divulgada ontem pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Um dos coordenadores responsáveis pela metodologia da pesquisa, o professor da UFMG Cláudio Beato, que considerou os dados ;surpreendentes;, destacou a amplitude do levantamento divulgado. ;Nós temos esse tipo de pesquisa na Inglaterra, no México. Os Estados Unidos fazem isso, por exemplo, desde os anos 1960. Há também dados feitos pela ONU e pesquisas brasileiras, mas nenhuma de abrangência nacional até agora;, descreve. Uma das revelações mais interessantes, segundo Beato, é a baixa procura da polícia por parte da população. Entre os entrevistados, só 19,9% registraram boletim de ocorrência sobre os crimes sofridos um ano antes da pesquisa. ;Há essa diferença entre o que é notificado e o que efetivamente ocorre;, diz.

O levantamento, que ouviu cerca de 78 mil brasileiros, de 346 municípios de todas as unidades da Federação, entre 2010 e 2012, trouxe informações que permitem entender a dimensão da violência para além dos registros oficiais. Entre os entrevistados, 32,6% disseram já ter sofrido algum dos doze tipos de crimes listados em algum momento da vida, e outros 21% foram vítimas no ano anterior à visita dos pesquisadores. Entre os delitos pesquisados, o mais comum é a agressão física e verbal, sofrida por 14,3% dos ouvidos. A discriminação, como injúria racial, aparece em segundo lugar, com 10,7%, seguido pelo furto de objetos, com 9,8%.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação