Brasil

FGV inaugura polêmica torre de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro

É a primeira obra do arquiteto inaugurada depois que ele morreu no ano passado

postado em 17/12/2013 08:25
FGV, no Rio: prédio modernista dialoga com as curvas do centro culturalRio de Janeiro ; O legado de Oscar Niemeyer no Brasil aumentou ontem, pouco mais de um ano depois de sua morte, com a inauguração de um prédio projetado nos anos 1950. Após uma longa briga na Justiça, a Fundação Getulio Vargas (FGV) inaugurou o edifício de 19 andares ; que leva o nome do autor dos palácios de Brasília ;, na Praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao lado, um centro cultural, com as famosas curvas do arquiteto, abrirá as portas em abril.



O investimento total dos novos prédios chegou a R$ 210 milhões. A FGV alugará parte dos andares da torre para pagar o financiamento. O restante será ocupado pela própria fundação. Já o centro cultural, com as curvas que marcam a obra de Niemeyer, abrigará uma biblioteca, auditórios e salas de exposição e estudos. ;É o desenho de uma onda, já que estamos em frente à Praia de Botafogo, mas também representa uma espécie de onda do Brasil ou a evolução do país;, explica o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação