Brasil

Ação humana é a principal causa de aquecimento global, aponta IPCC

Segundo o relatório, há 95% de probabilidade de que mais da metade da elevação média da temperatura da Terra entre 1951 e 2010 tenham sido causadas pelo homem

postado em 24/12/2013 18:23
No final de setembro, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) divulgou relatório mostrando que a influência humana no clima é a principal causa do aquecimento global observado desde meados do século 20. O Sumário para os Formuladores de Políticas do Grupo de Trabalho 1 do IPCC informou que o aumento das temperaturas é evidente e cada uma das últimas três décadas tem sido sucessivamente mais quente.

Segundo o documento, há 95% de probabilidade de que mais da metade da elevação média da temperatura da Terra entre 1951 e 2010 tenham sido causadas pelo homem. Os gases de efeito estufa contribuíram para o aquecimento entre 0,5 e 1,3 graus Celsius (;C) no período entre 1951 e 2010.

Informações do relatório ressaltam que, até o fim do século 21, há pelo menos 66% de chances de a temperatura global se elevar pelo menos 2;C em comparação com o período entre 1850 e 1900. A mudança na temperatura da superfície da Terra no final do século 21 pode exceder 1,5;C no melhor cenário e, provavelmente, deve exceder 2;C nos dois piores cenários. Na perspectiva mais pessimista, a temperatura pode alcançar 4,8;C até 2100.



[SAIBAMAIS];Há poucas surpresas no relatório, mas o aumento da certeza sobre muitas das observações dos cientistas apenas valida aquilo que observamos ao nosso redor. Desde que o IPCC lançou o seu último grande relatório, em 2007, a perda de massas de gelo terrestre e o aumento do nível dos oceanos se aceleraram de forma dramática, principalmente no verão ártico, onde a perda de gelo é maior do que a projetada anteriormente. Concluiu-se também que a última década foi a mais quente desde 1850,; disse a líder da Iniciativa Global de Clima e Energia da rede WWF, Samantha Smith.

Segundo ela, a comunidade internacional não pode ignorar essa realidade e precisa agir, caso contrário, terá que enfrentar impactos assustadores. ;Sabemos que a maior parte das emissões de gases que causam o aquecimento global vem da queima de combustíveis fósseis. A rede WWF demanda dos governos e investidores que parem de investir em energia suja e que passem a uma transição imediata para investimentos em energias renováveis e sustentáveis,; concluiu Samanta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação