Brasil

Força-tarefa inicia buscas por três homens desaparecidos no Amazonas

As forças de segurança já atuam no local para evitar conflitos entre índios e moradores da cidade, que acusam os indígenas de terem sequestrado os homens, em represália à morte de um cacique da etnia Tenharim

postado em 28/12/2013 17:17
A Polícia Federal, a Força Nacional e a Polícia Militar do Amazonas iniciaram na manhã de sábado (28/12) as buscas na reserva indígena da etnia Tenharim, em Humaitá (AM), por três homens que estão desaparecidos desde o último dia 16. Segundo a Polícia Federal em Rondônia, cerca de 150 homens participam da operação.



As forças de segurança já atuam no local para evitar conflitos entre índios e moradores da cidade, que acusam os indígenas de terem sequestrado os homens, em represália à morte de um cacique da etnia Tenharim. A PF de Rondônia instaurou inquérito para apurar o desaparecimento das três pessoas.

;Houve retaliação da população por causa do sumiço das três pessoas, alguns atos de vandalismo, mas com o envio das forças federais a situação na cidade está controlada, esses problemas estão sob controle;, explicou o agente da PF de Rondônia Mário de Azevedo Marcondes Filho à Agência Brasil. Os três desaparecidos foram vistos pela última vez de carro, no quilômetro 85 da BR-230 (a Transamazônica), no sul do Amazonas.

Na última quarta-feira (25/12), manifestantes incendiaram o prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Humaitá, destruindo também veículos e barcos oficiais. A entidade divulgou nota condenando os atos, classificados como vandalismo contra o patrimônio público. E se colocou à disposição para colaborar com as autoridades nas apurações e no acompanhamento do diálogo com os indígenas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação