Brasil

Brasileira recorre à ONU para reaver crianças mantidas na Alemanha pelo pai

As crianças estão no exterior desde 2009. No Brasil, existem 32 casos semelhantes

postado em 03/01/2014 08:42
Jacy, em fevereiro de 2012, na última vez em que conseguiu ver os filhos na Alemanha: visitas monitoradas

A história de Jacy Raduan-Berger, 33 anos, retrata um drama familiar comum ao de muitas mulheres brasileiras que têm filhos com estrangeiros. Jacy não vê Giacomo, de 7 anos, e Gustavo, de 5, desde fevereiro de 2012, devido ao que chama de uma ;cilada; do ex-marido. Os meninos nasceram do casamento entre ela e o advogado alemão Georg Berger. O casal se conheceu em 2006, quando a advogada cursava mestrado no país europeu. A paulistana morava com o marido e os filhos no Brasil, mas, em 2009, durante uma crise no relacionamento, Georg decidiu voltar à Alemanha. O processo de separação foi iniciado e a guarda dos filhos ficou com Jacy. Depois de muita insistência do ex-marido, ela concordou em levar as crianças, no fim de 2009, para uma temporada de férias de três meses no inverno de Baden Baden.

[SAIBAMAIS]Uma vez na cidade paterna, no entanto, Georg pediu a guarda das crianças à Justiça alemã, alegando, segundo a ex-mulher, que o casal morava na Alemanha e que Jacy queria fugir com as crianças para o Brasil. Em poucas semanas, os meninos tiveram os passaportes recolhidos, Georg conseguiu a guarda dos dois. A suposta tentativa de fuga nunca foi comprovada e é negada veementemente por Jacy. Nos tribunais europeus, no entanto, foi aceita como argumento decisivo. Quatro anos depois da viagem de férias e tendo perdido em todas as instâncias da Justiça alemã, Jacy está cada vez mais distante dos filhos. ;Tenho uma tristeza muito grande pela cilada que ele armou. Um vazio muito grande pelo fato de não acompanhar o crescimento das crianças, nunca ter visto cair um dente;, lamenta.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação