Brasil

Ex-premier das ilhas Turks e Caicos é extraditado do Brasil

Misick desembarcou nesta terça de manhã no aeroporto internacional JAGS McCartney, em Grand Turk, a maior ilha do arquipélago, informou o gabinete do governador

Agência France-Presse
postado em 07/01/2014 18:00
O ex-primeiro-ministro das ilhas Turks e Caicos Michael Misick foi extraditado do Brasil para responder a um processo por corrupção, informou uma fonte oficial nesta terça-feira (7/1). Turks e Caicos é um território britânico ultramar.

Misick desembarcou nesta terça de manhã no aeroporto internacional JAGS McCartney, em Grand Turk, a maior ilha do arquipélago, informou o gabinete do governador de Turks e Caicos.

"O governo da Grã-Bretanha celebra a chegada do ex-primeiro-ministro Michael Misick (...) para enfrentar uma série de acusações sérias relativas à corrupção e à má administração" durante seu tempo no cargo, informa o comunicado.



As autoridades britânicas "estão muito agradecidas às autoridades brasileiras pela rápida tramitação do pedido de extradição", acrescenta o texto.

Misick chegou a solicitar o status de refugiado no Brasil, alegando perseguição política das autoridades britânicas por seus esforços para promover a possível independência de sua terra natal no Caribe.

Ele renunciou em 2009, após um escândalo de corrupção, pelo qual foi acusado de lavagem de dinheiro e de suborno no território. A Grã-Bretanha retomou o controle direto das ilhas em agosto desse ano, depois de declarar a corrupção um problema "endêmico".

Grande parte da suposta má gestão se refere ao uso inadequado de terras do governo. Políticos e seus associados foram acusados de obter parcelas a preços muito baixos e de revendê-las depois para empreendedores estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação