Brasil

IBGE lança pesquisa com ampliação de coleta de dados para todo o Brasil

Alguns dos indicadores serão apresentados desagregados por sexo, grupos de idade e nível de instrução

postado em 13/01/2014 18:40
Rio de Janeiro - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar, na sexta-feira, 17 de janeiro, os primeiros resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que contará com dados trimestrais inéditos do Brasil e de grandes regiões do país. Ela substituirá duas pesquisas: A PME (Pesquisa Mensal de Emprego) e a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). A coleta de dados em cada trimestre será feita em 211.344 domicílios de cerca de 3.500 municípios referentes a aproximadamente 16 mil setores censitários.

Nesta primeira divulgação, os dados são relativos a 2012 e ao primeiro e segundo trimestres de 2013. Os demais resultados serão divulgados até o fim deste ano. Alguns dos indicadores serão apresentados desagregados por sexo, grupos de idade e nível de instrução.

De acordo com o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, haverá um ganho na avaliação das informações coletadas. Até agora, a PME divulga mensalmente os dados sobre trabalho e rendimento das seis regiões metropolitanas [Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre] e passará a abranger todo o território nacional.



Embora os dados passem a ter divulgação trimestral, o coordenador destacou que a ampliação da coleta de informações representará um ganho substantivo. ;Se passa de uma pesquisa restrita às seis regiões metropolitanas para um cenário de mercado de trabalho para o Brasil completo. Neste primeiro momento serão disponibilizados Brasil e grandes regiões, mas, no fim de 2014, nós teremos informações para o Brasil, grandes regiões, regiões metropolitanas, unidades da Federação e municípios das capitais;, explicou.

Apesar da Pnad Contínua ter divulgação trimestral, o IBGE está desenvolvendo estudos para disponibilizar ainda alguns indicadores para Brasil em um recorte mensal. Segundo o coordenador, a ideia é divulgar algumas informações do tipo taxa de desocupação, rendimento e Carteira de Trabalho. ;Esses indicadores ainda estão em estudo para ver qual a adequabilidade deles, a precisão e a pertinência para serem divulgados em curto prazo, dado que a pesquisa não foi criada para esse fim;, destacou, informando ainda que não há previsão de quando isso poderá ocorrer.

Já a Pnad, que tem anúncio anual das informações de todo o país, passará a ter divulgação com periodicidade mais curta e vai permitir uma análise conjuntural. Azeredo acrescentou que atualmente a Pnad tem uma demanda grande por suplementos de temáticas como saúde, educação, tecnologia da informação e programas sociais, que não conseguiam ser atendidos com a periodicidade anual. ;Com essa possibilidade de ter uma pesquisa nacional trimestral, nós vamos ter condições de atender essas demandas em menor tempo. Se demorava anos para ter informações sobre programas sociais e segurança alimentar, isso vai ser reduzido com a Pnad Contínua;, explicou.

[SAIBAMAIS]A Pnad Contínua começou a ser elaborada em 2006 e é a primeira pesquisa a compor o Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (Sipd), que inclui também a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), cuja coleta das informações começou em agosto do ano passado. O Sipd vai contar ainda com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a terceira pesquisa a ser implantada com a coleta de dados para este ano.

Azeredo informou que a PME continuará sendo elaborada até dezembro deste ano, mas a Pnad de 2014 está sob avaliação. O coordenador disse que ainda não há uma decisão porque o IBGE avalia a dificuldade em fazer outras pesquisas ao mesmo tempo que precisam ser feitas para compor a Pnad Contínua no ano que vem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação