Brasil

Dilma grava mensagem para cardeal nomeado da Igreja Católica

O chefe da Igreja Católica fez o anúncio do nome de dom Orani e de mais 18 religiosos durante oração no Vaticano

postado em 13/01/2014 19:49
Brasília ; A presidenta Dilma Rousseff gravou hoje (13/1) uma mensagem ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, nomeado cardeal pelo papa Francisco na manhã de ontem, 12 de janeiro. O chefe da Igreja Católica fez o anúncio do nome de dom Orani e de mais 18 religiosos durante oração no Vaticano.

A notícia da nomeação foi recebida pela presidenta, segundo a mensagem, com ;muita alegria;. Além de parabenizar e desejar boa sorte ao futuro cardeal, Dilma disse que dom Orani tem desempenhado um ;grande trabalho à frente da arquidiocese;. A mensagem da presidenta foi divulgada no JCTV, telejornal da RedeVida, canal católico. Ontem, Dilma já havia parabenizado dom Orani por meio de sua conta no Twitter.



;No ano passado, foi um dos organizadores da Jornada Mundial da Juventude [JMJ], evento memorável que reuniu milhões de jovens do mundo inteiro;, disse, acrescentando que o evento foi conduzido de forma pacífica. A JMJ ocorreu em julho do ano passado no Rio de Janeiro.

[SAIBAMAIS]Após o anúncio do papa, o arcebispo disse que a nomeação é uma honra e uma grande responsabilidade, e agradeceu a torcida dos fiéis. Segundo ele, o cargo tem reflexo em toda a sociedade, independentemente da religião.

Com 63 anos, dom Orani Tempesta é filho caçula de uma família descendente de italianos e nasceu em São José do Rio Pardo (SP). Ordenado padre em 1974, tornou-se bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997 e foi nomeado arcebispo de Belém em 2004. Em 2009, foi escolhido pelo então papa Bento XVI como arcebispo do Rio de Janeiro, onde assumiu a condução da Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação