Brasil

Defesa Civil não vê comprometimento estrutural em Museu de Arte do Rio

Segundo nota divulgada pela Cdurp, foram constatados afundamento no piso em frente à bilheteria e fissuras na rampa do Palacete Dom João VI, que abriga o museu

postado em 14/01/2014 19:26
A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) informou nesta terça-feira (14/1) que, após inspeção no Museu de Arte do Rio (MAR), os técnicos da Defesa Civil do Município não identificaram ;comprometimento estrutural; no prédio e que os danos se limitam à ;parte de alvenaria.

Segundo nota divulgada pela Cdurp, foram constatados afundamento no piso em frente à bilheteria e fissuras na rampa do Palacete Dom João VI, que abriga o museu. A nota informa que a Concessionária Porto Novo está providenciando os reparos necessários, que serão executados às segundas-feiras, dia em que o museu não abre, não havendo, portanto, prejuízo na programação do museu.

Próximo ao MAR, estão sendo feitas as obras de revitalização do Porto do Rio, que inclui a construção de dois túneis que substituirão o Elevado da Perimetral, que está desativado e gradativamente implodido. Para a abertura dos dois túneis, são feitas escavações com a utilização de dinamite.

A Concessionária Porto Novo admite que, em razão das escavações que são feitas no local, são feitas ;vistorias cautelares e monitoramento; nos imóveis do entorno, utilizando instrumentos específicos, como pinos de recalque, sismógrafos e marcos superficiais, instalados desde o início das obras.

Em nota, também ao falar sobre as rachaduras e fissuras, a Secretaria Municipal de Conservação, por meio da Defesa Civil, informou que faz rotineiramente vistorias para avaliar as condições estruturais dos imóveis na região do Porto.



;Até o momento, não foram identificados na região imóveis com risco iminente de desabamento, apenas com pequenos danos como fissuras ou rachaduras. Nestes casos, a concessionária Porto Novo é acionada para tomar as medidas cabíveis por ser a responsável por obras na localidade;.

Ao comentar o assunto, o prefeito Eduardo Paes disse que está sendo informado do problema, mas disse que ao, que tudo indica ,as rachaduras são nos rebocos da edificação. ;Temos implosões ali embaixo, que podem ser a causa das rachaduras, uma vez que todos os prédios daquela região estão rachando;. Paes disse que a prefeitura monitora, acompanha e faz as reformas quando há necessidade. ;Risco não tem nenhum, estamos monitorando;.

Segundo o prefeito, os visitantes do MAR ;não têm com o que se preocupar: sou o primeiro a interditar [o museu] se houver riscos;.

O Museu de Arte do Rio, localizado na Praça Mauá, no Centro da cidade, foi inaugurado em março do ano passado e as obras de restauração do Palacete Dom João VI e a construção do museu custaram à prefeitura R$ 79,5 milhões.

Menos de um ano após a inauguração, no entanto, o museu apresenta rachaduras de extensões variadas em diferentes áreas da construção e afundamento em parte do piso afundada no hall de saída do Pavilhão de Exposições, no prédio principal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação