Brasil

Entrada de haitianos triplica no Acre; secretário pede ajuda para controle

Abrigo, que tem capacidade para 300 haitianos, está hoje com 1,2 mil

postado em 16/01/2014 08:07
O número de haitianos que tem imigrado ilegalmente para o Brasil na fronteira com o Peru praticamente triplicou em uma semana, de acordo com o secretário de Direitos Humanos acriano, Nilson Mourão. Segundo ele, entre 70 e 80 habitantes do país caribenho chegaram a Brasiléia diariamente desde a quinta-feira da semana passada. Antes, o número variava entre 20 e 30 por dia. ;Temo que uma grande tragédia aconteça. Nosso abrigo, que tem capacidade para 300 haitianos, está hoje com 1,2 mil;, contou Mourão ao site G1.

Acampamento está lotado: secretário teme tragédia



O secretário pediu ao governador do Acre, Tião Viana (PT), que interceda perante o Ministério da Justiça para fechar a fronteira temporariamente. A imigração haitiana ao Brasil começou em janeiro de 2010, após um terremoto provocar a morte de mais de 300 mil pessoas. Segundo o governo do Acre, desde dezembro de 2010, cerca de 15 mil haitianos entraram pela fronteira do estado com o Peru.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação