Brasil

Raio danifica polegar direito do Cristo Redentor durante tempestade no Rio

O temporal teve uma alta incidência de raios, que colocou a cidade do Rio de Janeiro em alerta

postado em 17/01/2014 18:10
Céu do Rio foi iluminado por raios nesta quinta-feira
Esta quinta-feira (16/1) foi marcada por tempestades de raios no Rio de Janeiro. Um dos maiores pontos turísticos do país, o Cristo Redentor, foi danificado por uma destas descargas elétricas.

Quem foi visitar o Cristo nesta sexta-feira (17/1) teve uma surpresa. Parte do polegar direito da estátua está quebrado.

A restauração do Cristo terá início na próxima terça-feira (21/1). O Cristo tem uma proteção especial contra raios na cabeça do monumento e a descarga de ontem atingiu superficialmente somente a pedra sabão da parte da mão que fica virada de frente para a Lagoa.

A restauração é feita com incentivos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "A parte atingida foi muito pequena e nada muito relevante a não ser pelo valor histórico do monumento", avaliou a coordenadora de comunicação do Cristo Redentor, Nice Rodrigues.

Um outro raio também atingiu a placa de mármore com as informações turísticas aos visitantes, presa na base da imagem. Em março do ano passado, um raio tinha atingido também a mão direita do Cristo Redentor. Como a verba, no valor de R$ 1,8 milhão estava alocada para essa obra, vai ser usada para a restauração da imagem do Cristo, a partir da próxima semana.

A assessoria do Cristo Redentor chegou até a brincar com a história de que raios não caem duas vezes no mesmo lugar, "mas no Cristo eles caem". Como a visita ao Monumento ao Cristo Redentor aumenta bastante nesta época do ano e as chuvas de verão atingem muito a região do Parque Nacional da Tijuca, onde fica a estátua, os próprios funcionários que trabalham no Cristo são treinados para orientar os turistas a descer em caso de fechamento do tempo, com ameaça de chuva forte.

Quinta-feira de raios
A chuva começou por volta das 19h de ontem e sirenes de 26 comunidades foram disparadas a partir das 19h35. Os moradores foram orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a se dirigirem aos pontos de apoio, devido a possível fragilização de encostas. Houve grande incidência de raios, e, em 49 pontos da cidade, acúmulo de bolsões d;água. Somente no Alto da Boa Vista, na zona norte, 50 árvores foram derrubadas pela tempestade, que causou incidentes desse tipo em mais 10 pontos das zonas norte, sul e central. Desde as 17h30, a Defesa Civil municipal registrou 70 ocorrências, mas nenhuma com gravidade.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação