Brasil

Dilma afirma que Brasil tem a estrutura necessária para receber a Copa

Segundo a presidente, o Brasil está empenhado para a realização da Copa do Mundo

postado em 23/01/2014 19:17
A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (23/1) que o Brasil está se empenhando para que a Copa do Mundo, marcada para junho e julho deste ano no Brasil, tenha toda a estrutura necessária. Após visitar o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, a presidenta mostrou-se otimista com a preparação do evento que, segundo ela, será a ;Copa das Copas;.

;O governo brasileiro fará todo empenho ; e não é só nos estádios, os estádios são obras relativamente simples ; para [realizar] a Copa das Copas. Isso inclui estádios, aeroportos, portos. Inclui todas as obras necessárias para que o Brasil seja o país que bem recebe todos aqueles que o visitam;, disse Dilma, em conversa com jornalistas.

Em declarações feitas após o encontro com Blatter, a presidenta ressaltou que o legado do Mundial irá além dos benefícios para o povo brasileiro: ;de mobilidade urbana, de metrôs, de melhoria das condições de vida da sociedade brasileira. [A Copa] deixa um legado em termos de valores para mundo;.

Dilma visitou Blatter em Zurique, na Suíça, onde participará amanha (24/1) do Fórum Econômico Mundial. Ao comentar os temas da Copa de 2014, a presidenta se disse ;feliz; pelo fato de o evento esportivo tratar do racismo, da paz e da questão de gênero.

Segundo ela, o futebol pode ser uma ação afirmativa para a luta contra o preconceito e o racismo. ;O Brasil é um país que teve no futebol momentos importantes pelos quais parte do seu povo, sistematicamente alijado de suas riquezas, se afirmou. Em que jogadores negros se transformaram em heróis nacionais;, lembrou Dilma, citando Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, que morreu no ano passado. Para Dilma, o líder sul-africano viu no esporte uma forma de união do povo.



Ao valorizar as sugestões do papa Francisco e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon sobre a paz, Dilma ressaltou a importância de se transformar a Copa em movimento que seja afirmação da temática entre os homens.

[SAIBAMAIS]Quanto à questão de gênero, a presidenta parabenizou a Fifa por apoiar o futebol feminino e disse que a participação das mulheres em todas as dimensões da vida, seja política, cultural ou esportiva. ;O Brasil é o país do futebol, nós temos tido grande força no futebol feminino. Este futebol que está sendo profissionalizado com grandes atletas como a Marta;, afirmou.

Ontem (22/1), Dilma inaugurou, em Natal, a Arena das Dunas, sétimo dos 12 estádios a ficar pronto para o Mundial. Na ocasião, deu voto de confiança de que a Arena da Baixada, em Curitiba, ficará pronta no prazo previsto. De acordo com a presidenta, o Beira-Rio, em Porto Alegre, será o próximo estádio inaugurado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação