Brasil

Rio de Janeiro segue diretrizes federais para vacinação contra o HPV

postado em 09/02/2014 13:52
A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou que ;vai seguir as diretrizes do Ministério da Saúde em relação à vacinação contra o HPV;, prevista para começar no dia 10 de março próximo, com a disponibilização das vacinas nos postos de saúde e também nas escolas. A definição das estratégias está sendo feita em conjunto com os programas de Imunização das secretarias municipais de Saúde, ;que são as responsáveis pelas ações de vacinação;.

Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais promoveu a capacitação de todos os técnicos das 28 gerências regionais para a Campanha de Imunização contra o HPV. Foi feita também reunião com o Sindicato das Escolas Particulares.



[SAIBAMAIS]Está agendado para a próxima quarta-feira (12/2) encontro com representantes da Secretaria Estadual de Educação e as gerências regionais de Educação Pública, informou a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Tânia Brant. Foram confeccionados cartazes para divulgação nas escolas, além de spots para rádios. A estimativa é vacinar 509 mil adolescentes nos 853 municípios mineiros.

A Secretaria de Saúde de São Paulo informou à Agência Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, que vem realizando reuniões com articuladores regionais e municipais para discutir critérios e o processo de operação da campanha de prevenção contra o HPV. Um simpósio será feito no fim deste mês, para debater o tema com representantes das áreas de saúde e educação.

Contatos iniciais visando à campanha estão sendo feitos pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo com as escolas públicas e privadas. Os municípios estão desenvolvendo ações nos colégios, disse a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo. ;O momento é de preparação para o início da vacinação, no dia 10 de março;. Em todo o Espírito Santo, serão vacinadas nessa primeira fase da campanha 91.820 meninas, em 78 municípios. A meta, confirmou Danielle, é vacinar 80% dessa população.

Segundo a coordenadora, não foi notada, até o momento, resistência dos pais e responsáveis em relação à vacina contra o HPV. A Secretaria de Saúde tomou conhecimento, entretanto, de manifestação contrária de alguns grupos religiosos, que consideram a vacina como um incentivo para a iniciação sexual precoce. ;A gente entende que não é verdade, porque o início da vida sexual vai da educação que a família passa para a adolescente, da educação na escola;, disse Danielle.

Ela acrescentou que o governo capixaba está prestando os esclarecimentos necessários à população e pedindo o apoio de grupos religiosos e do sindicato das escolas nessa tarefa. ;A gente está tentando se articular com o máximo de pessoas que possam ajudar nessa campanha;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação