Brasil

Confrontos marcam reintegração em condomínio do Minha casa, minha vida

Resistentes, moradores fazem barricada e ateiam fogo para tentar impedir a entrada dos militares em conjunto habitacional que seria destinado ao programa habitacional

postado em 20/02/2014 09:37

A Tropa de Choque entrou em confronto com moradores sem teto, na manhã desta quinta-feira (20/2), durante reintegração de posse de um conjunto habitacional na zona leste da capital paulista. Embora a maioria dos moradores, cerca de 70%, já tenha deixado os apartamentos, muitas famílias decidiram resistir à desocupação.

No total, aproximadamente 5 mil pessoas viviam no condomínio, segundo a Associação de Moradores. Essa era a maior ocupação de unidades pertencentes ao Programa Minha Casa, Minha Vida na capital, de acordo com a Caixa Econômica Federal, proprietária dos imóveis.


A vendedora Vanessa Muniz, de 29 anos, contou que estava dentro de um dos apartamentos no momento em que a polícia decidiu entrar. ;Eles usaram gás de pimenta, já chegaram atirando bombas. Tive que deixar meus móveis para trás;, lamentou. Ela disse que estava com seus três filhos, um deles com apenas 15 dias de vida.


Hoje foi o terceiro dia de negociações entre moradores e a Polícia Militar para que a desocupação ocorresse de maneira pacífica. Em reunião na tarde de ontem (19) no Ministério Público, a Associação de Moradores tentou um acordo com a Caixa Econômica Federal. Porém, segundo o advogado que representa as famílias, Renan Verzola, a Caixa alegou que essas famílias estariam ;pulando fila; dos programas habitacionais, caso recebessem imóveis para morar. ;Não houve acordo e percebi que a reintegração de posse seria inevitável;, declarou o advogado.


O Conjunto Residencial Caraguatatuba, localizado na Rua Domingo Rubino, região de Itaquera, tem 940 apartamentos em 47 prédios, e foi ocupado no dia 25 de julho do ano passado. A decisão da 13; Vara Cível da Justiça Federal em São Paulo foi expedida em agosto do ano passado.

Em nota, a Caixa informou que os apartamentos integram a Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, destinado a famílias com renda até R$ 1,6 mil por mês. O valor do investimento chegou a R$ 49,6 milhões.


;As obras estavam concluídas e a Caixa aguardava o processo de legalização para a entrega aos beneficiários. O sorteio estava previsto para os dias 7 a 9 de agosto de 2013, mas o empreendimento foi invadido no fim de julho de 2013. A Caixa esclarece que não negocia com invasores e busca sempre preservar o direito dos reais beneficiários que foram devidamente selecionados pelo município de acordo com a regras do Programa Minha Casa, Minha Vida;, diz o comunicado.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação