postado em 26/02/2014 19:12
As universidades Estácio de Sá (Unesa), Veiga de Almeida (UVA) e a Faculdade de Tecnologia Senac Rio (Fatec) foram orientadas a receber a documentação incompleta para fazer a matrícula dos estudantes da Gama Filho e da UniverCidade, devido à dificuldade que os alunos estão tendo em conseguir os papéis necessários com o Grupo Galileo Educacional, mantenedora das duas instituições descredenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). As três instituições venceram os editais de transferência assistida divulgada no dia 21 de fevereiro.[SAIBAMAIS]A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26/2) pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e confirmada pelo MEC. De acordo com o Nudecon, o Grupo Galileo tem até sexta-feira (28/2) para entregar a documentação para os estudantes, conforme decisão liminar, mas não está cumprindo a ordem judicial.
Grandes filas se formaram nesta quarta-feira (26/2) na Rua Gonçalves Dia, no centro, dia previsto para os alunos de ciências contábeis, administração, marketing e relações internacionais das unidades Centro e Madureira da UniverCidade receberem documentos e certificados. Agentes do Procon-RJ estiveram no local e constataram a ineficiência na distribuição de documentos como certificados de conclusão de curso e históricos escolares para a transferência assistida.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, apenas dois funcionários estavam no local, onde funcionava a UniverCidade, e a fila dava volta no quarteirão. Os documentos estavam impressos e era necessário a conferência manual para encontrá-los, além de estarem disponíveis apenas documentos a partir do segundo semestre de 2013.
Com isso, o Proco-RJ autuo o Grupo Galileo por má prestação de serviço, feito ;de forma precária e em local inadequado;, além do descumprimento do cronograma previsto.
A Galileo Educacional informou que só vai se pronunciar sobre a questão depois que for notificada oficialmente.