Brasil

Governo libera R$ 1,7 milhão para ações de defesa civil no Amazonas

A situação mais crítica ocorre no município de Humaitá, no sul do estado

postado em 13/03/2014 10:45
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, autorizou o repasse de R$ 1,7 milhão para o Amazonas para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais por causa da situação de emergência devido à cheia recorde do Rio Madeira. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (13/3) no Diário Oficial da União.

Os recursos foram destinados por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil. A ferramenta é utilizada pelo governo federal para dar mais agilidade às ações de resposta. O cartão acelera o repasse do dinheiro para ações de defesa civil.



A situação mais crítica ocorre no município de Humaitá, no sul do estado. A Previdência vai adiantar o pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social dos moradores da cidade, de acordo com portaria publicada na quarta-feira (12/3) no Diário Oficial da União.

As cheias do Rio Madeira começaram em setembro do ano passado na divisa dos estados de Rondônia e do Acre, fronteira com a Bolívia. Até agora, há 60 mortos e pelo menos 60 mil famílias afetadas na Bolívia. No Brasil, mais de 2,5 mil famílias estão desabrigadas. Ontem, o nível Rio Madeira voltou a subir e atingiu nova marca histórica: o nível das águas atingiu 19,10 metros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação