Brasil

Polícia apreende drogas e intensifica ações de repressão no Alemão

A droga estava no interior de uma casa abandonada, com anotações da contabilidade do tráfico na região

postado em 14/03/2014 20:05
Agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), em operação na qual investigavam a participação de adolescentes no tráfico de drogas, no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, apreenderam grande quantidade de drogas na comunidade da Fazendinha. Segundo o delegado Gilson Perdigão, foram encontradas 750 cápsulas de cocaína, 4 mil papelotes contendo crack, 2 quilos de maconha e quilos (não precisou quantos) de um pó branco ainda não identificado pela polícia.

A droga estava no interior de uma casa abandonada, juntamente com anotações da contabilidade do tráfico na região, que serão analisadas no decorrer do inquérito policial, acrescentou o delegado.

A polícia intensificou as operações no complexo de favelas do Alemão desde a noite dessa quinta-feira (13/3), após traficantes terem disparado contra o contêiner que serve de base para a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Vila Cruzeiro.

Os disparos levaram a polícia a fazer uma incursões em duas das favelas do complexo (Vila Cruzeiro e Parque Proletário). A polícia foi recebida a bala, e durante o tiroteio que se seguiu, o subcomandante da UPP da Vila Cruzeiro, Leidson Acácio Alves, de 27 anos, foi atingido por um disparo na cabeça, não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital Estadual Getúlio Vargas.



Os recentes tiroteios e o recrudescimento da violência nas favelas do Complexo do Alemão levaram a polícia a aumentar as incursões na região. Durante a madrugada de hoje, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) reforçaram o policiamento no complexo de favelas, com efetivos de outras UPPs.

O Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, já havia informado, inclusive, que o policiamento no Complexo do Alemão seria reforçado. Como consequência, policiais da Companhia de Instrução do Bope serão deslocados para auxiliar no treinamento dos policiais militares que fazem o patrulhamento nas áreas ocupadas pelas UPPs.

;Nós estamos levando a Companhia de Instrução do Bope para dentro do Alemão. Vamos colocar uma companhia ou mais, do Bope, lá dentro. Estamos começando desde a tarde de hoje uma série de operações em áreas que tenham ligação com o Alemão e com a Vila Cruzeiro. A Polícia Civil também continua com um trabalho de inteligência forte na região. Entendemos que teremos prisões, independentemente de serem os autores, ou não, desses delitos;, disse, em referência aos disparos contra a UPP da Vila Cruzeiro e à execução do subcomandante.

O comandante da Polícia Militar, coronel Luís Castro Menezes, disse que 100 policiais do Bope serão deslocados para o Alemão. ;Todos os PMs vão passar por um programa de treinamento com o Bope. Estamos deslocando uma companhia do destacamento para a área, e vamos aumentar ainda mais o nível de qualificação dos nossos policiais;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação