Brasil

Buscas a avião bimotor desaparecido no Pará chegam ao terceiro dia

Aeronave levava equipe de profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Último contato foi feito por uma delas, por meio de SMS

postado em 20/03/2014 09:10

Um SMS de poucas linhas enviado por uma das passageiras de um avião bimotor que ia para o Pará foi o último contato da aeronave antes de desaparecer
As buscas ao bimotor Beechcraft BE 58 Baron, que desapareceu entre os municípios de Itaiatuba e Jacareacanga, no Sudeste do Pará, chegam ao terceiro dia. Desde o começo da manhã desta quinta-feira (20/3), equipes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) e da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoam a área onde a aeronave pode ter caído ou feito um pouso de emergência.

Na terça-feira, as buscas foram suspensas devido a um temporal na região. Ontem, os trabalhos foram retomados e contou com o reforço de um avião Pelicano do Esquadrão de Buscas e Resgate da Aeronáutica.

As equipes da FAB realizaram buscas na região por cinco horas e percorreram uma área de 1.606 quilômetros sem encontrar sinais da aeronave. O bimotor de prefixo PR-LMN, pertencente à empresa Jotan Taxi Aéreo, prestava serviço à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, desapareceu na terça-feira, por volta das 12h30, com cinco pessoas a bordo, cerca de uma hora depois de decolar do Aeroporto de Itaituba com destino à cidade de Jacareacanga.

De acordo com ministério, estavam no avião as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin. Eles substituiriam as equipes que já prestavam atendimento às aldeias da etnia Munduruku, na região de Jacareacanga.

O Ministério da Saúde informou ainda, por meio de nota, que a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós acionou as equipes de buscas ontem, quando foram iniciadas as operações aéreas e por terra.



Último contato por mensagem


Um SMS de poucas linhas, enviado por Rayline Sabrina Campos, uma das passageiras de um avião bimotor que ia para Jacareacanga, no sudoeste do Pará, foi o último contato da aeronave antes de desaparecer, no início da tarde de terça-feira. A bordo, estava uma equipe de profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena. No início da noite de ontem, as buscas foram suspensas. À tarde, o Ministério da Saúde divulgou o nome dos quatro passageiros e do piloto. Além de Rayline, integravam o grupo que faria o atendimento em aldeias indígenas da região as técnicas de enfermagem Luciney Aguiar de Souza e Raimunda Lúcia da Silva Costa, e o motorista Ari Lima. Luiz Feltrim pilotava o bimotor.

[SAIBAMAIS]Desesperada, Rayline mandou uma mensagem para o celular do tio Rubélio Santos, quando o bimotor apresentou problemas. No primeiro torpedo, encaminhado às 12h47, ela relata a pane. ;Tio, to em temporal e um motr parou avisa a mae q amo muit tods ...to aflita..to em pânico...se eu sair bem aviso...to perto do jkre...reza por nos...n avisa a tia ainda...(sic);, dizia a mensagem. Um minuto depois, ela encaminhou outro aviso ao tio. ;O motor ta parando. Socorro tio tio (sic);.

Com Agência Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação